A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares, Andreia Catarina Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9290
Resumo: A avaliação formativa assume um papel fundamental e estratégico na melhoria e na gestão do processo de ensino e de aprendizagem (Santos, 2008). Desta forma, colocála em prática será uma mais valia para todo o processo de aprendizagem dos alunos. O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre a prática da observação dos processos de aprendizagem dos alunos durante a prática de ensino supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português. Em ambos os ciclos de ensino foi possível colocar em prática a modalidade da avaliação formativa através da prática da observação e com recurso a instrumentos. Aliar a investigação teórica à prática de ensino supervisionada realizada, tendo em conta o tema em análise, permitiu verificar que colocar em prática as técnicas e os instrumentos de observação no contexto da avaliação formativa é fundamental para a deteção de dificuldades dos alunos, para a intervenção atempada nessas mesmas dificuldades e para a avaliação de comportamentos/atitudes.
id RCAP_5cea67789903c962c040183d862106e9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicoavaliação formativaobservaçãoinstrumentos de observaçãoA avaliação formativa assume um papel fundamental e estratégico na melhoria e na gestão do processo de ensino e de aprendizagem (Santos, 2008). Desta forma, colocála em prática será uma mais valia para todo o processo de aprendizagem dos alunos. O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre a prática da observação dos processos de aprendizagem dos alunos durante a prática de ensino supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português. Em ambos os ciclos de ensino foi possível colocar em prática a modalidade da avaliação formativa através da prática da observação e com recurso a instrumentos. Aliar a investigação teórica à prática de ensino supervisionada realizada, tendo em conta o tema em análise, permitiu verificar que colocar em prática as técnicas e os instrumentos de observação no contexto da avaliação formativa é fundamental para a deteção de dificuldades dos alunos, para a intervenção atempada nessas mesmas dificuldades e para a avaliação de comportamentos/atitudes.The formative evaluation assumes a fundamental and strategic role in the improvement and management of the teaching and learning process (Santos, 2008). In this way, putting it into practice will add value to the entire learning process of the students. This internship report aims to present and reflect on the practice of observing the learning processes of students during supervised teaching practice in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education in the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese. In both teaching cycles it was possible to put into practice the formative evaluation modality through the practice of observation and using instruments. Allying the theoretical research to the practice of supervised teaching carried out, taking into account the subject under analysis, allowed to verify that putting in practice the techniques and the instruments of observation evaluation in the context of the formative evaluation is fundamental for the detection of difficulties of the students, for the timely intervention in these same difficulties and for the evaluation of behaviors / attitudes.2019-05-24T08:45:34Z2019-02-15T00:00:00Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9290porValadares, Andreia Catarina Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:46.439777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Valadares, Andreia Catarina Ribeiro
avaliação formativa
observação
instrumentos de observação
title_short A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Valadares, Andreia Catarina Ribeiro
author_facet Valadares, Andreia Catarina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares, Andreia Catarina Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação formativa
observação
instrumentos de observação
topic avaliação formativa
observação
instrumentos de observação
description A avaliação formativa assume um papel fundamental e estratégico na melhoria e na gestão do processo de ensino e de aprendizagem (Santos, 2008). Desta forma, colocála em prática será uma mais valia para todo o processo de aprendizagem dos alunos. O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre a prática da observação dos processos de aprendizagem dos alunos durante a prática de ensino supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português. Em ambos os ciclos de ensino foi possível colocar em prática a modalidade da avaliação formativa através da prática da observação e com recurso a instrumentos. Aliar a investigação teórica à prática de ensino supervisionada realizada, tendo em conta o tema em análise, permitiu verificar que colocar em prática as técnicas e os instrumentos de observação no contexto da avaliação formativa é fundamental para a deteção de dificuldades dos alunos, para a intervenção atempada nessas mesmas dificuldades e para a avaliação de comportamentos/atitudes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-24T08:45:34Z
2019-02-15T00:00:00Z
2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9290
url http://hdl.handle.net/10348/9290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137145040928768