A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ninin, Maria Otilia Guimarães
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28240
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir como o processo de observação em sala de aula é entendido por docentes observadores. Pauta-se na pesquisa crítica, fundamentandose teoricamente na Teoria da Atividade (Engeström, 1987, 1999a, 1999b), nos autores que discutem linguagem e reflexão crítica (Magalhães, 2000; Liberali, 1994) e no papel do discurso na construção dos significados (Halliday, 1985; Halliday & Hasan, 1989). O artigo apresenta uma introdução, justificando a importância do procedimento de observação no desenvolvimento de professores, e está organizado em três partes: fundamentação teórica sobre o processo de observação; metodologia, onde descrevo procedimentos de registro da observação; e discussão dos registros coletados, à luz da lingüística sistêmico-funcional. Do ponto de vista do observador, os resultados mostramnos que a observação pode ser instrumento de desenvolvimento apenas para o participante observado. O poder da observação como instrumento de medida e avaliação mostra-se fortemente marcado pelas escolhas lexicais dos participantes.
id PUC_SP-4_18dfe4d69459d441a657727019a382c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28240
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICAobservaçãoreflexãoinstrumentoreflexão críticaEste artigo tem por objetivo discutir como o processo de observação em sala de aula é entendido por docentes observadores. Pauta-se na pesquisa crítica, fundamentandose teoricamente na Teoria da Atividade (Engeström, 1987, 1999a, 1999b), nos autores que discutem linguagem e reflexão crítica (Magalhães, 2000; Liberali, 1994) e no papel do discurso na construção dos significados (Halliday, 1985; Halliday & Hasan, 1989). O artigo apresenta uma introdução, justificando a importância do procedimento de observação no desenvolvimento de professores, e está organizado em três partes: fundamentação teórica sobre o processo de observação; metodologia, onde descrevo procedimentos de registro da observação; e discussão dos registros coletados, à luz da lingüística sistêmico-funcional. Do ponto de vista do observador, os resultados mostramnos que a observação pode ser instrumento de desenvolvimento apenas para o participante observado. O poder da observação como instrumento de medida e avaliação mostra-se fortemente marcado pelas escolhas lexicais dos participantes.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28240DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 25 n. 2 (2009)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28240/19830Ninin, Maria Otilia Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-16T14:36:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28240Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-08-16T14:36:39DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
title A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
spellingShingle A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
Ninin, Maria Otilia Guimarães
observação
reflexão
instrumento
reflexão crítica
title_short A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
title_full A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
title_fullStr A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
title_full_unstemmed A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
title_sort A ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO A PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
author Ninin, Maria Otilia Guimarães
author_facet Ninin, Maria Otilia Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ninin, Maria Otilia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv observação
reflexão
instrumento
reflexão crítica
topic observação
reflexão
instrumento
reflexão crítica
description Este artigo tem por objetivo discutir como o processo de observação em sala de aula é entendido por docentes observadores. Pauta-se na pesquisa crítica, fundamentandose teoricamente na Teoria da Atividade (Engeström, 1987, 1999a, 1999b), nos autores que discutem linguagem e reflexão crítica (Magalhães, 2000; Liberali, 1994) e no papel do discurso na construção dos significados (Halliday, 1985; Halliday & Hasan, 1989). O artigo apresenta uma introdução, justificando a importância do procedimento de observação no desenvolvimento de professores, e está organizado em três partes: fundamentação teórica sobre o processo de observação; metodologia, onde descrevo procedimentos de registro da observação; e discussão dos registros coletados, à luz da lingüística sistêmico-funcional. Do ponto de vista do observador, os resultados mostramnos que a observação pode ser instrumento de desenvolvimento apenas para o participante observado. O poder da observação como instrumento de medida e avaliação mostra-se fortemente marcado pelas escolhas lexicais dos participantes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28240
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28240/19830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 25 n. 2 (2009)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129301174452224