O impacto do estímulo induzido pelos espectadores nas emoções e intenções comportamentais de outros espectadores : o caso do futebol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20805 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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O impacto do estímulo induzido pelos espectadores nas emoções e intenções comportamentais de outros espectadores : o caso do futebolFutebolEstímulo Induzido pelos espectadoresFelicidadeExcitaçãoAnsiedadeRaivaDesânimoIntenções ComportamentaisFootballSpectator Induced StimuliHappinessExcitementAnxietyAngerDejectionBehavioral IntentionsMestrado em MarketingO crescimento da indústria do futebol europeu traduz a importância dos adeptos e espectadores na criação de receita proveniente dos direitos de transmissão, da atividade comercial e do matchday. Neste sentido é essencial melhorar a atmosfera dos estádios, para que os espectadores experienciem mais emoções agradáveis ao longo do jogo e, consequentemente, tenham uma maior intenção de voltar ao estádio ou de comprar produtos oficiais dos seus clubes. Assim, este estudo tem como objetivo geral investigar o impacto do estímulo induzido pelos espectadores nas emoções agradáveis (felicidade e excitação) e nas emoções desagradaveis (ansiedade, raiva e desânimo) experienciadas pelos outros espectadores, durante um jogo de futebol, assistido no estádio bem como analisar a influência das emoções nas intenções comportamentais. A investigação é de natureza explanatória e utilizou um tipo de estudo mono-método quantitativo e uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário online, aplicado aos espectadores da Liga NOS. O horizontal temporal do estudo foi o cross-sectional, obtendo-se 636 respostas válidas. A análise dos resultados demonstrou que o estímulo induzido pelos espectadores tem um impacto significativo positivo na felicidade e na excitação o e um impacto significativo negativo na raiva e no desânimo experienciadas pelos espectadores, durante um jogo de futebol. Todavia, o estímulo induzido pelos espectadores não tem qualquer influência na ansiedade. Por fim, verificou-se que as emoções agradáveis experienciadas influenciam positivamente as intenções comportamentais, ao contrário das emoções desagradáveis, que não têm qualquer relevância na explicação das intenções comportamentais.The growth in the European football industry reflects the important contribution of fans and spectators in generating profits derived from broadcasting rights, commercial activities and the matchday itself. In this sense, it becomes necessary to improve the atmosphere at the stadiums, so that fans can experience more pleasant emotions during the match, and, consequently, increase their intention of assisting once more to matches of the team they support, or buying official merchandising. The general purpose of this investigation is to examine the impact of spectator induced stimuli in pleasant (happiness and excitement) and unpleasant (anxiety, anger and dejection) emotions experienced by the spectators during a football match attended at the stadium, as well as to analyze the influence of emotions in behavioral intentions. This explanatory research uses a quantitative mono-method study and a non- probabilistic convenience sampling technique. Data was collected through an online questionnaire, applied to Liga NOS spectators. Cross-sectional was the time horizon utilized, yielding 636 valid responses. At first, results analysis found that spectator induced stimuli has a significative positive impact in happiness and excitement and a significative negative impact in anger and dejection experienced by the spectators during a football match. Moreover, it assessed that the spectator induced stimuli has no influence in anxiety. Lastly, it found that pleasant emotions influence positively spectators' behavioral intentions, contrary to unpleasant ones, which prove to have no relevance in explaining behavioral intentions.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaHenriques, Tiago Paulo2021-01-14T16:21:20Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20805porHenriques, Tiago Paulo (2020). "O impacto do estímulo induzido pelos espectadores nas emoções e intenções comportamentais de outros espectadores : o caso do futebol". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:28.070966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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