Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Carla, Martins, Eva Costa, Osório, Ana, Carvalho, Maria João, Soares, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.598
Resumo: O scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas asinvestigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal maternona promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de umlivro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores daNarrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma apromover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultadossugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal comoforma de auxiliar a criança na construção da narrativa.
id RCAP_5d1912ca4d9bb71a97e1e34dd47a22dc
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolarIdade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, ScaffoldingO scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas asinvestigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal maternona promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de umlivro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores daNarrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma apromover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultadossugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal comoforma de auxiliar a criança na construção da narrativa.ISPA - Instituto Universitário2013-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.598https://doi.org/10.14417/ap.598Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-371Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-3711646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598/pdfCarvalho, JoanaMartins, CarlaMartins, Eva CostaOsório, AnaCarvalho, Maria JoãoSoares, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:31Zoai:ojs.localhost:article/598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:24.329800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
title Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
Carvalho, Joana
Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding
title_short Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
title_full Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
title_sort Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
author Carvalho, Joana
author_facet Carvalho, Joana
Martins, Carla
Martins, Eva Costa
Osório, Ana
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
author_role author
author2 Martins, Carla
Martins, Eva Costa
Osório, Ana
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joana
Martins, Carla
Martins, Eva Costa
Osório, Ana
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding
topic Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding
description O scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas asinvestigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal maternona promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de umlivro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores daNarrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma apromover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultadossugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal comoforma de auxiliar a criança na construção da narrativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.598
https://doi.org/10.14417/ap.598
url https://doi.org/10.14417/ap.598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-371
Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-371
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591858978816