Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.598 |
Resumo: | O scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas asinvestigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal maternona promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de umlivro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores daNarrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma apromover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultadossugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal comoforma de auxiliar a criança na construção da narrativa. |
id |
RCAP_5d1912ca4d9bb71a97e1e34dd47a22dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolarIdade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, ScaffoldingO scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas asinvestigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal maternona promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de umlivro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores daNarrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma apromover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultadossugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal comoforma de auxiliar a criança na construção da narrativa.ISPA - Instituto Universitário2013-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.598https://doi.org/10.14417/ap.598Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-371Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-3711646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598/pdfCarvalho, JoanaMartins, CarlaMartins, Eva CostaOsório, AnaCarvalho, Maria JoãoSoares, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:31Zoai:ojs.localhost:article/598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:24.329800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
title |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar Carvalho, Joana Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding |
title_short |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar |
author |
Carvalho, Joana |
author_facet |
Carvalho, Joana Martins, Carla Martins, Eva Costa Osório, Ana Carvalho, Maria João Soares, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Carla Martins, Eva Costa Osório, Ana Carvalho, Maria João Soares, Isabel |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Joana Martins, Carla Martins, Eva Costa Osório, Ana Carvalho, Maria João Soares, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding |
topic |
Idade pré-escolar, Livro de imagens, Narrativa, Scaffolding |
description |
O scaffolding tem sido estudado no âmbito de tarefas de resolução de problemas, sendo escassas asinvestigações em contexto de elicitação narrativa. Este trabalho analisa o scaffolding verbal maternona promoção da construção narrativa de crianças em idade pré-escolar, através da utilização de umlivro de imagens. As narrativas de 41 crianças (58.5% rapazes) de 4 anos foram vídeo-gravadas,transcritas e analisadas segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores daNarrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar. Verificou-se que as mães dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro, utilizam questões específicas para direcionar o discurso da criança, recorrem a exemplos e solicitam a comprovação da criança e utilizam questões com incentivos de forma apromover o seu discurso. Relativamente ao modo como orientam a narrativa dos seus filhos,registaram-se valores semelhantes ao nível da intrusividade, sensibilidade e mudança. Os resultadossugerem que a mãe tende a desempenhar a função de coautora ou mesmo de narradora principal comoforma de auxiliar a criança na construção da narrativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.598 https://doi.org/10.14417/ap.598 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/598/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-371 Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 359-371 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591858978816 |