Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Osório, Ana, Martins, Eva Costa, Martins, Carla, Carvalho, Maria João, Soares, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.582
Resumo: O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa.
id RCAP_dbcb5af573e81716e2d88248d35fbb0e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolarScaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagensO scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa.ISPA - Instituto Universitário2013-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.582https://doi.org/10.14417/ap.582Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-282Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-2821646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582/pdf_1http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/582/20Carvalho, JoanaOsório, AnaMartins, Eva CostaMartins, CarlaCarvalho, Maria JoãoSoares, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
title Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
spellingShingle Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
Carvalho, Joana
Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens
title_short Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
title_full Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
title_fullStr Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
title_full_unstemmed Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
title_sort Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
author Carvalho, Joana
author_facet Carvalho, Joana
Osório, Ana
Martins, Eva Costa
Martins, Carla
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
author_role author
author2 Osório, Ana
Martins, Eva Costa
Martins, Carla
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joana
Osório, Ana
Martins, Eva Costa
Martins, Carla
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens
topic Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens
description O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.582
https://doi.org/10.14417/ap.582
url https://doi.org/10.14417/ap.582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582/pdf_1
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/582/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-282
Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-282
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302458787168256