Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Osório, Ana, Martins, Eva Costa, Martins, Carla, Carvalho, Maria João, Soares, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.582
Resumo: O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa.
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