Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.582 |
Resumo: | O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa. |
id |
RCAP_dbcb5af573e81716e2d88248d35fbb0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/582 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolarScaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagensO scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa.ISPA - Instituto Universitário2013-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.582https://doi.org/10.14417/ap.582Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-282Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-2821646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582/pdf_1http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/582/20Carvalho, JoanaOsório, AnaMartins, Eva CostaMartins, CarlaCarvalho, Maria JoãoSoares, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:29Zoai:ojs.localhost:article/582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:23.298247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
title |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
spellingShingle |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar Carvalho, Joana Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens |
title_short |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
title_full |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
title_fullStr |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
title_sort |
Scaffolding Verbal Materno e Coerência Estrutural Narrativa da Criança em Idade Pré-escolar |
author |
Carvalho, Joana |
author_facet |
Carvalho, Joana Osório, Ana Martins, Eva Costa Martins, Carla Carvalho, Maria João Soares, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Osório, Ana Martins, Eva Costa Martins, Carla Carvalho, Maria João Soares, Isabel |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Joana Osório, Ana Martins, Eva Costa Martins, Carla Carvalho, Maria João Soares, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens |
topic |
Scaffolding; narrativa; idade pré-escolar; livro de imagens |
description |
O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (58.5% rapazes) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro correlacionavam-se negativamente com a sequência estrutural e comprometimento avaliativo e, marginalmente, com a orientação e integração narrativa da criança. O uso de questões específicas que direcionam o discurso da criança estava também correlacionado negativamente com a sequência estrutural e, marginalmente, com a integração. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e mudança dos comportamentos face à narrativa da criança mostraram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são aspectos relevantes ao nível do desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões ao nível da coerência estrutural narrativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.582 https://doi.org/10.14417/ap.582 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/582/pdf_1 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/582/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-282 Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 269-282 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591832764416 |