Caracterização dos conhecimentos / atitudes pró-ambientais de crianças do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1689 |
Resumo: | A Educação Ambiental tem vindo a ganhar uma maior importância junto da sociedade. Cada vez mais os indivíduos preocupam-se com o futuro do planeta e com a sua própria sobrevivência. É neste sentido que a escola ganha um papel fundamental na construção de conhecimentos e promoção de atitudes pró-ambientais, motivando as crianças e os jovens no gosto pela natureza e pelo ambiente, alertando-as para os problemas ambientais que condicionam o futuro das novas gerações. O presente trabalho de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). O seu principal objectivo foi caracterizar os conhecimentos e atitudes pró-ambientais dos alunos de uma turma do 3º ano do 1º CEB (n=26). Os dados deste estudo, de delineamento observacional descritivo, foram recolhidos e analisados segundo uma metodologia quantitativa. Em contexto de sala de aula, e depois de obtidas as devidas autorizações dos encarregados de educação, os alunos responderam a um questionário online, adaptado a partir do instrumento desenvolvido por Khawaja (2003). No seguimento da sua aplicação, procedeu-se à classificação dos conhecimentos/atitudes das crianças nas seguintes categorias “mais pró-ambiental” e “menos pró-ambiental”. Com base nos dados auto-reportados pelas crianças, verifica-se que, maioritariamente (92%), os seus conhecimentos e atitudes foram incluídos na categoria “mais pró-ambiental”, embora nem sempre o demonstrem nos seus comportamentos e desempenho em contexto escolar. Ao longo do trabalho desenvolvido na PES II os alunos participaram em atividades relacionadas com a temática ambiental, através das quais foi possível observar os comportamentos e avaliar os conhecimentos que os alunos tinham em relação ao ambiente. Assim, houve a oportunidade de confrontar estes conhecimentos com as respostas dos alunos ao questionário aplicado no âmbito do estudo de investigação, e de concluir que ainda há um longo caminho a percorrer na Educação Ambiental. |
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Caracterização dos conhecimentos / atitudes pró-ambientais de crianças do 1º ciclo do ensino básicoEducação ambiental1º Ciclo do ensino básico (1º CEB)Atitudes pró-ambientaisEnvironmental education1st Cycle of basic education (1st CEB)Proenvironment attitudesA Educação Ambiental tem vindo a ganhar uma maior importância junto da sociedade. Cada vez mais os indivíduos preocupam-se com o futuro do planeta e com a sua própria sobrevivência. É neste sentido que a escola ganha um papel fundamental na construção de conhecimentos e promoção de atitudes pró-ambientais, motivando as crianças e os jovens no gosto pela natureza e pelo ambiente, alertando-as para os problemas ambientais que condicionam o futuro das novas gerações. O presente trabalho de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). O seu principal objectivo foi caracterizar os conhecimentos e atitudes pró-ambientais dos alunos de uma turma do 3º ano do 1º CEB (n=26). Os dados deste estudo, de delineamento observacional descritivo, foram recolhidos e analisados segundo uma metodologia quantitativa. Em contexto de sala de aula, e depois de obtidas as devidas autorizações dos encarregados de educação, os alunos responderam a um questionário online, adaptado a partir do instrumento desenvolvido por Khawaja (2003). No seguimento da sua aplicação, procedeu-se à classificação dos conhecimentos/atitudes das crianças nas seguintes categorias “mais pró-ambiental” e “menos pró-ambiental”. Com base nos dados auto-reportados pelas crianças, verifica-se que, maioritariamente (92%), os seus conhecimentos e atitudes foram incluídos na categoria “mais pró-ambiental”, embora nem sempre o demonstrem nos seus comportamentos e desempenho em contexto escolar. Ao longo do trabalho desenvolvido na PES II os alunos participaram em atividades relacionadas com a temática ambiental, através das quais foi possível observar os comportamentos e avaliar os conhecimentos que os alunos tinham em relação ao ambiente. Assim, houve a oportunidade de confrontar estes conhecimentos com as respostas dos alunos ao questionário aplicado no âmbito do estudo de investigação, e de concluir que ainda há um longo caminho a percorrer na Educação Ambiental.Environmental education has gained greater importance in the society. Increasingly, individuals are concerned about the future of the planet and with their own survival. In this sense, the school won a key role in the construction of knowledge and promotion of pro-environment attitudes, motivating children and young people for nature and environment, alerting them to the environmental problems which affect the future of the new generations. This research work was conducted under the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II (STP II) of the master course in Pre-school Education and teaching of the first cycle of basic education (1st CEB). Its main objective was to characterize the knowledge and pro-environment attitudes of 3rdgrade students -1st CEB (n=26). The data from this observational descriptive study was collected and analyzed according to a quantitative methodology. In classroom context, and after obtaining the necessary authorizations from parents, students responded to an online questionnaire, adapted from the instrument developed by Khawaja (2003). Following its implementation, children’s knowledge/attitudes were classified in two categories, "more pro-environment" and “less pro-environment”. Based on the information reported by children, it turns out that, for the most part (92%), their knowledge and attitudes were included in the category "more pro-environment", although they don’t always show it in their behavior and performance in school context. Throughout the work on STP II students participated in activities related to environmental issues, through which it was possible to observe the behavior and assess the knowledge that students had in relation to the environment. Thus, there was the opportunity to confront this knowledge with the students responses to the questionnaire applied in the scope of the research study, and to conclude that there is still a long way to go in environmental education.2016-12-29T13:24:09Z2013-11-04T00:00:00Z2013-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1689TID:201509318porMelo, Vânia Aguieiras deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:10Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:19.899245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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