A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11124
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)
id RCAP_5d375b3539ac8245c90963e22120a5d6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEBsupervisão (colaborativa)construção de conhecimentopedagogia centrada no alunodesenvolvimento profissionalInglês no 1.º CEB(collaborative) supervisionknowledge constructionlearner-centred pedagogyprofessional developmentEnglish in primary school802.0:372.88372.88:802.0373.3Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)O estudo de caso que aqui se apresenta teve como objectivo investigar o impacto da supervisão colaborativa no desenvolvimento do conhecimento profissional das participantes e de uma pedagogia centrada no aluno no ensino do Inglês, enquanto actividade de enriquecimento curricular, numa Escola Básica do 1º ciclo. O estudo envolveu a investigadora, enquanto coordenadora/ supervisora destas actividades e uma professora de Inglês com experiência num programa formativo e pedagógico com uma turma do 4º ano de escolaridade no ano lectivo de 2008/2009. Pretendeu promover processos de supervisão colaborativa assentes numa abordagem críticoreflexiva do ensino-aprendizagem e identificar potencialidades e constrangimentos deste processo, bem como contribuir para a construção do conhecimento profissional. Através de um processo formativo foi possível enfatizar a colegialidade, o feedback e a supervisão interpares, bem como desenvolver uma relação que criou espaço para a construção do conhecimento no ensino precoce de uma língua estrangeira e para a transformação pessoal e profissional das participantes. As fontes de evidência incluíram um diário colaborativo, observações clínicas, notas de campo, auto-avaliação dos alunos e uma entrevista, sendo que todos os procedimentos de análise foram de cariz qualitativo. Os resultados do estudo permitem concluir que uma abordagem da supervisão promotora de processos colaborativos representa um caminho efectivo na melhoria da qualidade da prática pedagógica e promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.The present case study aimed at investigating the impact of collaborative supervision for the development of the participants’ professional knowledge and learner-centred pedagogy in the teaching of English in the primary school (extra curriculum activity). It involved the researcher as supervisor and an experienced English teacher in a formative and pedagogical experiment with a class of 4th grade students in the school year 2008/2009. It aimed at promoting collaborative supervision within a critical reflective approach to teaching and learning and at identifying potentialities and constraints of this kind of process as well as contributing to the construction of professional knowledge. Through a formative process, collegiality, feedback and coaching were emphasised as well as a relationship which created space for knowledge construction in early foreign language teaching and personal and social transformation. The sources of evidence included a collaborative journal, clinical observations, field notes, students’ self-assessment and an interview. The analysis procedures were qualitative. The study results enable to conclude that a supervisory approach which promotes collaboration represents a way of improving the quality of pedagogical practice and promotes a personal and professional development for the participants.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoVasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e2009-12-042009-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:09.458774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
title A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
spellingShingle A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
Vasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e
supervisão (colaborativa)
construção de conhecimento
pedagogia centrada no aluno
desenvolvimento profissional
Inglês no 1.º CEB
(collaborative) supervision
knowledge construction
learner-centred pedagogy
professional development
English in primary school
802.0:372.88
372.88:802.0
373.3
title_short A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
title_full A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
title_fullStr A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
title_full_unstemmed A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
title_sort A supervisão colaborativa no ensino do inglês no 1.º CEB
author Vasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e
author_facet Vasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Ângela Sofia de Lacerda e
dc.subject.por.fl_str_mv supervisão (colaborativa)
construção de conhecimento
pedagogia centrada no aluno
desenvolvimento profissional
Inglês no 1.º CEB
(collaborative) supervision
knowledge construction
learner-centred pedagogy
professional development
English in primary school
802.0:372.88
372.88:802.0
373.3
topic supervisão (colaborativa)
construção de conhecimento
pedagogia centrada no aluno
desenvolvimento profissional
Inglês no 1.º CEB
(collaborative) supervision
knowledge construction
learner-centred pedagogy
professional development
English in primary school
802.0:372.88
372.88:802.0
373.3
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-04
2009-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11124
url http://hdl.handle.net/1822/11124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132776570552320