A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9969 |
Resumo: | A improvisação, é uma competência poucas vezes abordada nos dias de hoje nas aulas de instrumento. Consideramos que é ainda assim uma ferramenta importante e subvalorizada que o professor de instrumento tem ao seu dispor para utilizar com os alunos. Este projeto educativo baseia-se na premissa de que a de que a improvisação é uma ferramenta útil e uma competência fundamental para qualquer músico. Dessa forma, deve ser introduzida desde o início da educação musical de qualquer aluno. Assim, este projeto incidiu sobre a aplicação das ferramentas básicas da improvisação como o desenvolvimento auditivo, as capacidades de imitação, de compreensão de noções harmónicas e formais para aplicação com os alunos que participam neste projeto educativo. Analisaremos também os seus efeitos sobre esses alunos para avaliar o impacto do projeto no seu desenvolvimento musical. |
id |
RCAP_5d3ca9b8906c52c83fe0aa8b5e019740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacionalEnsino da músicaPianoImprovisação (Música)A improvisação, é uma competência poucas vezes abordada nos dias de hoje nas aulas de instrumento. Consideramos que é ainda assim uma ferramenta importante e subvalorizada que o professor de instrumento tem ao seu dispor para utilizar com os alunos. Este projeto educativo baseia-se na premissa de que a de que a improvisação é uma ferramenta útil e uma competência fundamental para qualquer músico. Dessa forma, deve ser introduzida desde o início da educação musical de qualquer aluno. Assim, este projeto incidiu sobre a aplicação das ferramentas básicas da improvisação como o desenvolvimento auditivo, as capacidades de imitação, de compreensão de noções harmónicas e formais para aplicação com os alunos que participam neste projeto educativo. Analisaremos também os seus efeitos sobre esses alunos para avaliar o impacto do projeto no seu desenvolvimento musical.Improvisation is a skill that is not usually developed in instrumental lessons. It is an important and undervalued tool which the teacher has at his disposal to use with students. This project is based on the premise that improvisation is a useful tool and a fundamental skill for any musician and, as such, it should be introduced in the classroom as early as possible. Thus, this project versed on the application of the basic tools to learn improvisation, such as: the development of the aural ability, imitation, and understanding tonal and formal concepts. We will then analyse the impact that this project had on the participating students.Universidade de Aveiro2013-03-22T15:06:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9969porMarques, Nuno Miguel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:18Zoai:ria.ua.pt:10773/9969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:40.501749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
title |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
spellingShingle |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional Marques, Nuno Miguel da Silva Ensino da música Piano Improvisação (Música) |
title_short |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
title_full |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
title_fullStr |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
title_full_unstemmed |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
title_sort |
A improvisação nos graus intermédios do ensino vocacional |
author |
Marques, Nuno Miguel da Silva |
author_facet |
Marques, Nuno Miguel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Nuno Miguel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Piano Improvisação (Música) |
topic |
Ensino da música Piano Improvisação (Música) |
description |
A improvisação, é uma competência poucas vezes abordada nos dias de hoje nas aulas de instrumento. Consideramos que é ainda assim uma ferramenta importante e subvalorizada que o professor de instrumento tem ao seu dispor para utilizar com os alunos. Este projeto educativo baseia-se na premissa de que a de que a improvisação é uma ferramenta útil e uma competência fundamental para qualquer músico. Dessa forma, deve ser introduzida desde o início da educação musical de qualquer aluno. Assim, este projeto incidiu sobre a aplicação das ferramentas básicas da improvisação como o desenvolvimento auditivo, as capacidades de imitação, de compreensão de noções harmónicas e formais para aplicação com os alunos que participam neste projeto educativo. Analisaremos também os seus efeitos sobre esses alunos para avaliar o impacto do projeto no seu desenvolvimento musical. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-22T15:06:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9969 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137518301478912 |