Definição de uma metodologia em SIG para a produção de cartografia de suscetibilidade a encandeamento solar na rede viária urbana: o caso de estudo da segunda circular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandre Miguel Bernardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39061
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado em Sistemas de Informação Geográfica (Tecnologias e Aplicações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
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spelling Definição de uma metodologia em SIG para a produção de cartografia de suscetibilidade a encandeamento solar na rede viária urbana: o caso de estudo da segunda circularEncandeamento solarSIGPrevençãoSegurança rodoviáriaCartografia de suscetibilidadeTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasTrabalho de projeto de mestrado em Sistemas de Informação Geográfica (Tecnologias e Aplicações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019A segurança rodoviária é algo de extrema importância na prática da condução. Para isso é necessária uma atenção total por parte dos condutores e isso implica o uso dos sentidos. O sentido mais importante na prática da condução é a visão. Porém, este sentido pode ser perturbado devido ao encandeamento solar, reduzindo assim parcialmente ou totalmente a capacidade do condutor de ver a via e os perigos que estão a sua frente. O amanhecer, com o nascer do sol, e o anoitecer, com o pôr do sol, são dois períodos críticos em que o fenómeno de encandeamento ganha maiores proporções devido à baixa altura do sol, ficando este no campo de visão dos condutores infligindo assim encandeamento nos mesmos. Sendo que o amanhecer e o anoitecer são períodos em que o fluxo rodoviário está no seu auge, este fenómeno torna-se um grave perigo nas estradas. O objetivo deste trabalho é a definição de uma metodologia, em sistemas de informação geográfica, capaz de produzir cartografia da suscetibilidade rodoviária a encandeamento solar. Foi utilizada, como caso de estudo, a 2ª Circular de Lisboa, devido à sua geometria espacial propícia a encandeamento solar e por ser uma via importante da cidade de Lisboa. Para o efeito, foram calculados parâmetros importantes para cada troço da via na zona de estudo por forma a calcular a ocorrência de encandeamento solar com o uso do algoritmo GLARE2019 em desenvolvimento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pela doutora Paula Redweik. Com a metodologia proposta neste trabalho, foi possível obter de forma sistemática e organizada a cartografia de suscetibilidade a encadeamento solar dos troços da 2ª Circular de Lisboa, podendo esta ser utilizada como forma de prevenção ou alerta para os condutores que nela circulam preparando-se de antemão para este perigo.Road safety is of paramount importance in driving practice. For this it is necessary a total attention on the part of the drivers and this implies use of the senses. The most important sense in the practice of driving is vision. However, this sense can be disturbed due to the solar glare, thus partially or totally reducing the driver's ability to see the road and the dangers in front of him. The dawn, with the sunrise, and the dusk, with the sunset, are two critical periods in which the phenomenon of glare gains greater proportions due to the low height of the sun, being this in the field of vision of the conductors inflicting glare. Since dawn and dusk are periods when the road flow is at its peak, this phenomenon becomes a serious danger on the roads. The objective of this work is the definition of a methodology, in geographic information systems, capable of producing cartography of road susceptibility to solar glare. It was used, as a case study, the 2nd Circular in Lisbon, due to its spatial geometry propitious to solar glare and for being an important route of the city of Lisbon. For this purpose, relevant parameters were calculated for each section of the track in the study area in order to calculate the occurrence of solar glare using the GLARE2019 algorithm under development at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon by Dr. Paula Redweik. With the methodology proposed in this work, it was possible to obtain in a systematic and organized way, the mapping of susceptibility to solar glare of sections of the 2nd Circular, which could be used as a form of prevention or alert for the drivers that circulate in it preparing beforehand for this danger.Catita, Cristina Maria Sousa,1971-Redweik, Paula Maria,1961-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Alexandre Miguel Bernardo2019-07-11T13:10:15Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39061TID:202259889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:49.504776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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