Relação entre actividade física, auto-eficácia, e rendimento escolar em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Dina Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2198
Resumo: A prática de actividade física na população em geral, e na adolescência em particular, tem-se tornado num dos temas mais discutidos actualmente. Os adolescentes parecem não seguir as recomendações de actividade física aconselhadas para a sua faixa etária de modo a ocorrerem ganhos significativos para a sua vida. As consequências reflectem-se ao nível de problemas que são preocupação pública crescente nas sociedades ocidentais, como o aumento da prevalência da obesidade e a emergência da diabetes tipo II. Para além da proeminência dada à actividade física relativamente à saúde em geral, a relação entre a actividade física e o rendimento escolar tem começado a ganhar relevância no seio da comunidade científica. Internacionalmente existe já alguma evidência acerca desta relação, mas em Portugal pouco se tem investigado na área. Este trabalho poderá fornecer novos dados acerca de factores implicados na relação entre a prática de actividade física e o rendimento escolar, como a auto-eficácia, uma vez que, tal como os investigadores referem, esta é uma relação complexa com factores intermediários. Neste sentido, o presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte debruça-se em torno de uma revisão crítica da literatura referente a esta problemática, e a segunda parte corresponde a um estudo empírico realizado com 461 adolescentes de Viseu, objectivando investigar a relação entre a prática de actividade física, a auto-eficácia, e o rendimento escolar nesta população em particular.
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