AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUSTO, Umbelina Vieira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ANDRADE, Eduardo Ricardo de, MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6250
Resumo: As dificuldades escolares estão muitas vezes relacionadas aos julgamentos e percepções que as crianças fazem de si, portanto é muito importante saber como a criança avalia sua própria capacidade em atividades específicas, pois tal avaliação irá influenciar no seu desempenho acadêmico. O estudo teve como objetivo analisar o senso de auto-eficácia de crianças em idade escolar, buscando relacioná-las com o seu rendimento escolar. A população foi composta de 177 crianças de ambos os sexos, 82 do sexo masculino e 95 do sexo feminino, com idade entre 8 e 12 anos que estavam cursando a 3ª e 4ª série do ensino fundamental de uma escola municipal. Os dados foram coletados através de uma ficha de identificação da criança, um roteiro de avaliação do senso de auto-eficácia e a avaliação do rendimento escolar do aluno. A análise dos dados deu-se através de software Statistica 7.0 e os resultados foram comparados através do teste U de Mann-Whitney. Foi possível observar que os alunos com histórico de repetência obtiveram uma média inferior no escore de auto-eficácia (15,79), enquanto que a média dos não repetentes foi de 17,13, portanto superior. Os resultados mostram a necessidade de que pais e educadores estejam atentos para aspectos como as crenças pessoais de capacidade, buscando favorecer o desenvolvimento de auto-percepções positivas, e esclarecidos sobre as condições psicológicas das crianças, contribuindo para o trabalho de promoção em Saúde Mental Infantil.
id UNICESU-1_c799686c2f411a1fdbfc9a102885ed7c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6250
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLARRendimento escolarAlunos de 3ª e 4ª sérieAs dificuldades escolares estão muitas vezes relacionadas aos julgamentos e percepções que as crianças fazem de si, portanto é muito importante saber como a criança avalia sua própria capacidade em atividades específicas, pois tal avaliação irá influenciar no seu desempenho acadêmico. O estudo teve como objetivo analisar o senso de auto-eficácia de crianças em idade escolar, buscando relacioná-las com o seu rendimento escolar. A população foi composta de 177 crianças de ambos os sexos, 82 do sexo masculino e 95 do sexo feminino, com idade entre 8 e 12 anos que estavam cursando a 3ª e 4ª série do ensino fundamental de uma escola municipal. Os dados foram coletados através de uma ficha de identificação da criança, um roteiro de avaliação do senso de auto-eficácia e a avaliação do rendimento escolar do aluno. A análise dos dados deu-se através de software Statistica 7.0 e os resultados foram comparados através do teste U de Mann-Whitney. Foi possível observar que os alunos com histórico de repetência obtiveram uma média inferior no escore de auto-eficácia (15,79), enquanto que a média dos não repetentes foi de 17,13, portanto superior. Os resultados mostram a necessidade de que pais e educadores estejam atentos para aspectos como as crenças pessoais de capacidade, buscando favorecer o desenvolvimento de auto-percepções positivas, e esclarecidos sobre as condições psicológicas das crianças, contribuindo para o trabalho de promoção em Saúde Mental Infantil.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T14:21:26Z2020-10-06T14:21:26Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6250porJUSTO, Umbelina VieiraANDRADE, Eduardo Ricardo deMILANI, Rute Grossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:50Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6250Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T06:01:50Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
title AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
spellingShingle AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
JUSTO, Umbelina Vieira
Rendimento escolar
Alunos de 3ª e 4ª série
title_short AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
title_full AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
title_fullStr AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
title_sort AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
author JUSTO, Umbelina Vieira
author_facet JUSTO, Umbelina Vieira
ANDRADE, Eduardo Ricardo de
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 ANDRADE, Eduardo Ricardo de
MILANI, Rute Grossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv JUSTO, Umbelina Vieira
ANDRADE, Eduardo Ricardo de
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Alunos de 3ª e 4ª série
topic Rendimento escolar
Alunos de 3ª e 4ª série
description As dificuldades escolares estão muitas vezes relacionadas aos julgamentos e percepções que as crianças fazem de si, portanto é muito importante saber como a criança avalia sua própria capacidade em atividades específicas, pois tal avaliação irá influenciar no seu desempenho acadêmico. O estudo teve como objetivo analisar o senso de auto-eficácia de crianças em idade escolar, buscando relacioná-las com o seu rendimento escolar. A população foi composta de 177 crianças de ambos os sexos, 82 do sexo masculino e 95 do sexo feminino, com idade entre 8 e 12 anos que estavam cursando a 3ª e 4ª série do ensino fundamental de uma escola municipal. Os dados foram coletados através de uma ficha de identificação da criança, um roteiro de avaliação do senso de auto-eficácia e a avaliação do rendimento escolar do aluno. A análise dos dados deu-se através de software Statistica 7.0 e os resultados foram comparados através do teste U de Mann-Whitney. Foi possível observar que os alunos com histórico de repetência obtiveram uma média inferior no escore de auto-eficácia (15,79), enquanto que a média dos não repetentes foi de 17,13, portanto superior. Os resultados mostram a necessidade de que pais e educadores estejam atentos para aspectos como as crenças pessoais de capacidade, buscando favorecer o desenvolvimento de auto-percepções positivas, e esclarecidos sobre as condições psicológicas das crianças, contribuindo para o trabalho de promoção em Saúde Mental Infantil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T14:21:26Z
2020-10-06T14:21:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6250
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309717532114944