Avaliação da satisfação dos utentes num serviço de saúde hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Patrícia Alexandra Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11441
Resumo: Objetivo – O objetivo deste estudo é identificar e avaliar as determinantes da satisfação dos utentes num serviço de saúde hospitalar. Metodologia – A metodologia utilizada foi estatística descritiva, análise correlacional, análise fatorial e regressão linear simples, com uma amostra de 202 questionários on-line e 200 questionários de preenchimento manual no Hospital Militar Regional Nº1. Resultados – Nesta análise foi possível verificar que a qualidade do serviço, o valor percebido, a imagem, o envolvimento e a equidade influenciam significativamente a satisfação dos utentes, à exceção de uma dimensão da qualidade do serviço - interação - que tem uma influência indireta. Limitações do estudo – A distribuição dos questionários por uma faixa etária jovem (26-30 anos), visto estes serem o que representam maior número de doentes assistidos, desvalorizando o elevado número de doentes observados ao longo dos anos de 2012, cuja sua faixa etária se apresenta entre os 60-70 anos. Por outro lado, em vez de ser utilização de estatística descritiva, análise correlacional, análise fatorial e regressão linear, poderíamos utilizar o modelo das equações estruturais de modo a correlacionar um maior número de variáveis independente, em função da variável dependente.
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