“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Manuel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5497
Resumo: Em Maio de 85, um grupo de estudantes do 2º Ano do Curso de Arquitectura da ESBAP quer agitar a rotina da vida escolar, propondo-se à abertura de um inquérito-roteiro, orientado para a divulgaão do que fizeram e do que fazem arquitectos formados naquela Escola. Ainda que o objectivo seja despertar e contribuir para o estudo, a reflexão de uma ideia de arquitectura expressa na visão conjunta de um quadro significativo de experiências, de tendências e de gerações, o projecto desvia-se e fixa-se na edição de uma antologia de realizações recentes no conjunto de profissionais - Docentes no Curso. Agora, pedem a alguns deles, escritos introdutórios, espécie de testemunhos pessoais em que se relacionem tempos de formação, tempos de construção de uma pedagogia e os seus reflexos na vida profissional. No momento ou na distância dos factos e da experiência, um testemunho exprime-se num diálogo artesanal entre o agir o pensar, de modo a reunir sinais de coisas passadas e registos de coisas vividas ou bloqueadas, encontrando-lhes a ordem e o modo. Eventualmente insiste neles, e vinca o seu valor de emergência no quotidiano da acção colectiva - instrução da memória e do presente.
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