“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5497 |
Resumo: | Em Maio de 85, um grupo de estudantes do 2º Ano do Curso de Arquitectura da ESBAP quer agitar a rotina da vida escolar, propondo-se à abertura de um inquérito-roteiro, orientado para a divulgaão do que fizeram e do que fazem arquitectos formados naquela Escola. Ainda que o objectivo seja despertar e contribuir para o estudo, a reflexão de uma ideia de arquitectura expressa na visão conjunta de um quadro significativo de experiências, de tendências e de gerações, o projecto desvia-se e fixa-se na edição de uma antologia de realizações recentes no conjunto de profissionais - Docentes no Curso. Agora, pedem a alguns deles, escritos introdutórios, espécie de testemunhos pessoais em que se relacionem tempos de formação, tempos de construção de uma pedagogia e os seus reflexos na vida profissional. No momento ou na distância dos factos e da experiência, um testemunho exprime-se num diálogo artesanal entre o agir o pensar, de modo a reunir sinais de coisas passadas e registos de coisas vividas ou bloqueadas, encontrando-lhes a ordem e o modo. Eventualmente insiste neles, e vinca o seu valor de emergência no quotidiano da acção colectiva - instrução da memória e do presente. |
id |
RCAP_5d70f7106b52ad2ba10af55d910c83f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/5497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitávelArquitetura portuguesaManuel MendesPortoTeoria da arquiteturaEm Maio de 85, um grupo de estudantes do 2º Ano do Curso de Arquitectura da ESBAP quer agitar a rotina da vida escolar, propondo-se à abertura de um inquérito-roteiro, orientado para a divulgaão do que fizeram e do que fazem arquitectos formados naquela Escola. Ainda que o objectivo seja despertar e contribuir para o estudo, a reflexão de uma ideia de arquitectura expressa na visão conjunta de um quadro significativo de experiências, de tendências e de gerações, o projecto desvia-se e fixa-se na edição de uma antologia de realizações recentes no conjunto de profissionais - Docentes no Curso. Agora, pedem a alguns deles, escritos introdutórios, espécie de testemunhos pessoais em que se relacionem tempos de formação, tempos de construção de uma pedagogia e os seus reflexos na vida profissional. No momento ou na distância dos factos e da experiência, um testemunho exprime-se num diálogo artesanal entre o agir o pensar, de modo a reunir sinais de coisas passadas e registos de coisas vividas ou bloqueadas, encontrando-lhes a ordem e o modo. Eventualmente insiste neles, e vinca o seu valor de emergência no quotidiano da acção colectiva - instrução da memória e do presente.CEACT/UAL2022-06-29T10:54:06Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5497por2182-4339https://doi.org/10.26619/2182-4339/20.13Mendes, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:19:28Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:49.695750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
title |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
spellingShingle |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável Mendes, Manuel Arquitetura portuguesa Manuel Mendes Porto Teoria da arquitetura |
title_short |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
title_full |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
title_fullStr |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
title_full_unstemmed |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
title_sort |
“Escola” ou “generalismo” – ecletismo ou tradição, uma opção inevitável |
author |
Mendes, Manuel |
author_facet |
Mendes, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura portuguesa Manuel Mendes Porto Teoria da arquitetura |
topic |
Arquitetura portuguesa Manuel Mendes Porto Teoria da arquitetura |
description |
Em Maio de 85, um grupo de estudantes do 2º Ano do Curso de Arquitectura da ESBAP quer agitar a rotina da vida escolar, propondo-se à abertura de um inquérito-roteiro, orientado para a divulgaão do que fizeram e do que fazem arquitectos formados naquela Escola. Ainda que o objectivo seja despertar e contribuir para o estudo, a reflexão de uma ideia de arquitectura expressa na visão conjunta de um quadro significativo de experiências, de tendências e de gerações, o projecto desvia-se e fixa-se na edição de uma antologia de realizações recentes no conjunto de profissionais - Docentes no Curso. Agora, pedem a alguns deles, escritos introdutórios, espécie de testemunhos pessoais em que se relacionem tempos de formação, tempos de construção de uma pedagogia e os seus reflexos na vida profissional. No momento ou na distância dos factos e da experiência, um testemunho exprime-se num diálogo artesanal entre o agir o pensar, de modo a reunir sinais de coisas passadas e registos de coisas vividas ou bloqueadas, encontrando-lhes a ordem e o modo. Eventualmente insiste neles, e vinca o seu valor de emergência no quotidiano da acção colectiva - instrução da memória e do presente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T00:00:00Z 2021-12 2022-06-29T10:54:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/5497 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/5497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-4339 https://doi.org/10.26619/2182-4339/20.13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEACT/UAL |
publisher.none.fl_str_mv |
CEACT/UAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136816427696128 |