Motivação e satisfação docente na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elsa Alexandra Graça de Sousa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39209
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular - Análise da Relação Pedagógica), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
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A presente investigação procura apresentar e reflectir os resultados de um estudo transversal, baseado numa amostra de 114 docentes que, no ano lectivo de 2005/2006, exerciam funções na Educação Especial, em Jardins de Infância, Escolas e Instituições de Educação Especial, na zona de abrangência do Centro da Área Educativa da Lezíria e Médio Tejo. Os dados obtidos permitem-nos concluir que os docentes expressam uma percepção globalmente positiva face à sua profissão. Relativamente à importância da variável psicológica, a motivação, os resultados sugerem que as orientações motivacionais intrínsecas parecem estar associadas de forma positiva e significativa à satisfação que o docente de Educação Especial retira do seu trabalho. Quanto às dimensões da satisfação profissional, os resultados sublinham que, efectivamente, a natureza do próprio trabalho e as relações com os colegas e as chefias emergem como os factores que mais parecem contribuir para a percepção do bem estar profissional experienciado por estes docentes. As variáveis de natureza sóciodemográfica, como a situação profissional e o tempo de serviço em Educação Especial, apresentam uma associação significativa com algumas dimensões da satisfação profissional, enquanto que o facto de o docente possuir formação especializada em Educação Especial, não se revela significativo para a sua satisfação em contexto de trabalho. Apoiados nos diferentes estudos realizados sobre esta temática e referenciados no enquadramento teórico, parece-nos possível concluir que, também para os docentes da nossa amostra, as orientações motivacionais intrínsecas, a situação profissional, o tempo de serviço em Educação Especial, a natureza do próprio trabalho, e as relações estabelecidas com os alunos, colegas e chefias, parecem constituir factores associados à sua satisfação profissional.Given the importance that a teacher's job satisfaction seems to reflect on the educational process and the nature of the educational relation, we have chosen a Dissertation with the aim of analysing the relation between the intrinsic motivational factors and some professional variables, and the Special Education teacher's satisfaction The goal of this investigation is to present and analyse the results of a cross-section analysis based on a sample of 114 teachers who, during the 2005/2006 academic year, were Special Education teachers in specialised Kindergartens, schools and other Institutions within the Lezíria and Médio Tejo area. The data retrieved led us to conclude that in general, the teachers expressed a positive outlook towards their profession. Insofar as the psychological variable - motivation - is concerned, the results suggest that the intrinsic motivational factors seem to have a positive correlation to the satisfaction the teacher obtains from his/her work. In terms of job satisfaction, the results underline that, in effect, the nature of the work itself and the relations with colleagues and superiors seem to contribute to the perception of professional well being these teachers experience. The socio-demographic variables such as job situation and work experience in Special Education show a significant relation with some aspects of job satisfaction; whereas the fact that the teacher has undergone specialized training in the area does not seem to be significant in terms of his/her satisfaction in the work context. As supported by the different studies undertaken on this matter and referenced in the theoretical framework, it seems possible to conclude that the teachers in our sample too, see intrinsic motivational factors, job situation, and work experience in Special Education, the nature of the work itself and the relations with pupils, colleagues and superiors as factors contributing to their job satisfaction.Seco, Graça Maria Batista, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Elsa Alexandra Graça de Sousa2019-07-22T10:48:58Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:57.111803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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