Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/41886 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
id |
RCAP_5d83ad695cf5c210f55e40592ef43f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41886 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervençãoDificuldades de aprendizagem específicas (DAE)Monitorização com base no currículo (MBC)Compreensão da leituraProvas MAZEValidadeFiabilidadeNormalização de resultadosDifficulties in specific learningsMonitoring based on the curriculumReading comprehensionMAZE provesValidityReliabilityNormalization of the resultsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)O presente estudo teve por finalidade acrescentar uma nova etapa de pesquisa à no projeto FCT- “Monitorização do risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura de alunos do 4º ano e comparação com resultados destes mesmos alunos quando no 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico”, ao a) analisar a fiabilidade dos resultados da prova de monitorização com base no currículo (MBC); b) ao dar a conhecer a trajetória do nível e da taxa de crescimento da compreensão da leitura entre o 2.º ano e o 4.º ano de escolaridade; c) ao mostrar o impacto das variáveis género e risco na trajetória do nível e da taxa de crescimento da compreensão da leitura entre o 2.º ano e o 4.º ano de escolaridade d) ao correlacionar os resultados dos níveis de compreensão, de fluência e da nota da prova nacional de Português - 4.º ano de escolaridade. Assim, foi desenvolvido um estudo quantitativo que utilizou dados recolhidos junto de três grupos de alunos que frequentam escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um distrito da zona norte de Portugal. Os dados relacionados com a compreensão e fluência da leitura foram recolhidos com base em provas MBC e os dados relativos às notas da prova nacional de Português com base em documentos de avaliação escolar. Os dados foram analisados com recurso a estatística descritiva, inferencial e de correlação e concluiu-se que: a) a fiabilidade dos resultados da prova MBC-Maze para o 3.º ano é considerada elevada; b) existe uma trajetória constante e crescente do nível de compreensão da leitura, o que mostra que as atividades na sala de aula tiveram impacto positivo nos alunos; c) foi no segundo ano que se observou a maior taxa de crescimento ao nível da compreensão da leitura; d) não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os resultados dos alunos do género masculino e do género feminino ao longo dos três anos de escolaridade; e) a média dos resultados dos alunos em risco é inferior, em quase o dobro, à média dos restantes alunos ao longo dos três anos de escolaridade; f) a diferença entre os alunos em risco e os que não estão em risco aumenta ao longo dos três anos, ou seja, os grupos distanciam-se com o tempo; g) existem correlações fortes e positivas entre fluência e compreensão leitoras; h) a correlação entre fluência e compreensão diminuem ao longo dos três anos; i) a correlação entre a nota da prova nacional de Português – 4.º ano e a compreensão e fluência na leitura encontra-se entre o fraco e o moderado.The aim of this study was to add a new step in the research of the project FCT – “Monitoring of the risk of difficulties in the Specific Reading Learnings of the 4th grade students and to compare these students` results in the 2nd and 3rd grades, a) through the analysis of the reliability of the results of the monitoring proof based in the curriculum (MBC); b) by demonstrating the trajectory of the level and the rate of growth in the reading comprehension between the 2nd and the 4th grades; c) by showing the impact of the variables of gender and risk in the trajectory of the level and rate in the growth in the reading comprehension between the 2nd and the 4th grades ; d) by relating the results of the comprehension levels, of the fluency and the marks of the Portuguese National Exam- 4 th grade. Therefore, the development of the study was based on the data collected in three groups of students from Public Primary Schools of a district in the North of Portugal. The data related to the comprehension and fluency of the reading were collected according to the MBC evidences and the data related to the marks of The Portuguese National Exam according to the documents of school evaluation. The analysis of the data was based on the descriptive, inferential and correlated statistic and the conclusion was: a) the reliability of the results of the proof MBC-Maze for the 3rd grade is high; b) there is a permanent and increasing trajectory in the reading comprehension level, and this shows that the classroom activities had a positive impact in the students; c) the higher growth rate in the reading comprehension was observed in the 2nd grade; d) there weren`t any statistically significant differences between the results of the male and the female students ; e) the average of the results of the students in risk is less, almost in double, than the average of the other students over the three years; f) the difference between the students that are in risk and those that aren`t, is higher over the three years so, the groups are distanced with the time; g) there are strong and positive correlations between the reading fluency and comprehension; h) the correlation between fluency and comprehension decreases over the three years; i) the correlation between the mark of the Portuguese National Exam – 4 th grade and the comprehension and fluency in the reading is situated between the weak and the moderate.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto "Monitorização de risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura de alunos do 4º. ano e comparação com resultados destes mesmos alunos quando no 2º. e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico";COMPETEQREN.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoSimão, Maria João Costa Santos20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41886por201615010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:27.774758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
title |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
spellingShingle |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção Simão, Maria João Costa Santos Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) Monitorização com base no currículo (MBC) Compreensão da leitura Provas MAZE Validade Fiabilidade Normalização de resultados Difficulties in specific learnings Monitoring based on the curriculum Reading comprehension MAZE proves Validity Reliability Normalization of the results Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
title_full |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
title_fullStr |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
title_full_unstemmed |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
title_sort |
Identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervenção |
author |
Simão, Maria João Costa Santos |
author_facet |
Simão, Maria João Costa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Ana Paula Loução Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão, Maria João Costa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) Monitorização com base no currículo (MBC) Compreensão da leitura Provas MAZE Validade Fiabilidade Normalização de resultados Difficulties in specific learnings Monitoring based on the curriculum Reading comprehension MAZE proves Validity Reliability Normalization of the results Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) Monitorização com base no currículo (MBC) Compreensão da leitura Provas MAZE Validade Fiabilidade Normalização de resultados Difficulties in specific learnings Monitoring based on the curriculum Reading comprehension MAZE proves Validity Reliability Normalization of the results Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/41886 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/41886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201615010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132586803462144 |