Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diana Sofia Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76740
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_5d893def8d23d11d4ceaacac8f049f5f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémicoDevelopment of transversal skills and positive integration in higher education: the role of peer tutoring in a pandemic contextCompetências transversaisIntegraçãoPandemia COVID-19Programa tutorial por paresCOVID-19 pandemicIntegrationPeer tutorial programTransversal skillsCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs mudanças ocorridas no ensino superior provocadas pela pandemia COVID-19 revelaram impactar vários aspetos de vida dos estudantes universitários. Considerando que o bem-estar geral de um estudante depende do seu envolvimento com a instituição, suporte social e desenvolvimento de competências gerais e específicas, o objetivo deste estudo foi examinar se a participação num programa tutorial por pares apoiou o processo de integração no ensino superior e o desenvolvimento de competências transversais em período de pandemia. Este estudo incluiu 73 participantes (42 tutores e 31 tutorandos) que responderam a quatro questionários retrospetivos no início e no fim das sessões de tutoria. Os resultados obtidos apresentaram diferenças estatisticamente significativas quando comparados os tutores com os tutorandos no momento inicial do programa. Isto é, os tutores apresentaram médias superiores aos tutorandos na autoeficácia e na adaptação social antes de iniciarem as sessões. Estes resultados corroboram a literatura existente pois, perante um novo contexto universitário, os estudantes recém-chegados apresentam menos recursos do que estudantes acima do primeiro ano de curso. No final das sessões os grupos já não mostraram diferenças significativas sugerindo que o programa proporcionou um contexto relacional assim como desenvolveu ferramentas capazes de aumentar os níveis de confiança dos novos estudantes.Changes in higher education caused by the COVID-19 pandemic have been shown to impact various aspects of university students' lives. Considering that a student's general well-being depends on their involvement with the institution, social support and development of general and specific skills, this study aimed to examine whether participation in a peer tutorial program reinforced the integration process in higher education and the development of transversal skills during a pandemic period. This study included 73 participants (42 tutors and 31 tutees) who answered four retrospective questionnaires at the beginning and the end of the tutoring sessions. The results obtained showed statistically significant differences when comparing tutors with tutees at the beginning of the program. That is, tutors had higher averages than tutees in self-efficacy and social adaptation before starting the sessions. These results corroborate the existing literature as, in a new university context, newly arrived students have fewer resources than students above the first year of the course. At the end of the sessions, the groups no longer showed significant differences suggesting that the program provided a relational context as well as developed tools capable of increasing the confidence levels of new students.Freire, TeresaUniversidade do MinhoMonteiro, Diana Sofia Vieira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76740por202828921info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:15.514783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
Development of transversal skills and positive integration in higher education: the role of peer tutoring in a pandemic context
title Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
spellingShingle Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
Monteiro, Diana Sofia Vieira
Competências transversais
Integração
Pandemia COVID-19
Programa tutorial por pares
COVID-19 pandemic
Integration
Peer tutorial program
Transversal skills
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
title_full Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
title_fullStr Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
title_sort Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
author Monteiro, Diana Sofia Vieira
author_facet Monteiro, Diana Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Diana Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Competências transversais
Integração
Pandemia COVID-19
Programa tutorial por pares
COVID-19 pandemic
Integration
Peer tutorial program
Transversal skills
Ciências Sociais::Psicologia
topic Competências transversais
Integração
Pandemia COVID-19
Programa tutorial por pares
COVID-19 pandemic
Integration
Peer tutorial program
Transversal skills
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76740
url http://hdl.handle.net/1822/76740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202828921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132349392224256