Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76740 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_5d893def8d23d11d4ceaacac8f049f5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76740 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémicoDevelopment of transversal skills and positive integration in higher education: the role of peer tutoring in a pandemic contextCompetências transversaisIntegraçãoPandemia COVID-19Programa tutorial por paresCOVID-19 pandemicIntegrationPeer tutorial programTransversal skillsCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs mudanças ocorridas no ensino superior provocadas pela pandemia COVID-19 revelaram impactar vários aspetos de vida dos estudantes universitários. Considerando que o bem-estar geral de um estudante depende do seu envolvimento com a instituição, suporte social e desenvolvimento de competências gerais e específicas, o objetivo deste estudo foi examinar se a participação num programa tutorial por pares apoiou o processo de integração no ensino superior e o desenvolvimento de competências transversais em período de pandemia. Este estudo incluiu 73 participantes (42 tutores e 31 tutorandos) que responderam a quatro questionários retrospetivos no início e no fim das sessões de tutoria. Os resultados obtidos apresentaram diferenças estatisticamente significativas quando comparados os tutores com os tutorandos no momento inicial do programa. Isto é, os tutores apresentaram médias superiores aos tutorandos na autoeficácia e na adaptação social antes de iniciarem as sessões. Estes resultados corroboram a literatura existente pois, perante um novo contexto universitário, os estudantes recém-chegados apresentam menos recursos do que estudantes acima do primeiro ano de curso. No final das sessões os grupos já não mostraram diferenças significativas sugerindo que o programa proporcionou um contexto relacional assim como desenvolveu ferramentas capazes de aumentar os níveis de confiança dos novos estudantes.Changes in higher education caused by the COVID-19 pandemic have been shown to impact various aspects of university students' lives. Considering that a student's general well-being depends on their involvement with the institution, social support and development of general and specific skills, this study aimed to examine whether participation in a peer tutorial program reinforced the integration process in higher education and the development of transversal skills during a pandemic period. This study included 73 participants (42 tutors and 31 tutees) who answered four retrospective questionnaires at the beginning and the end of the tutoring sessions. The results obtained showed statistically significant differences when comparing tutors with tutees at the beginning of the program. That is, tutors had higher averages than tutees in self-efficacy and social adaptation before starting the sessions. These results corroborate the existing literature as, in a new university context, newly arrived students have fewer resources than students above the first year of the course. At the end of the sessions, the groups no longer showed significant differences suggesting that the program provided a relational context as well as developed tools capable of increasing the confidence levels of new students.Freire, TeresaUniversidade do MinhoMonteiro, Diana Sofia Vieira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76740por202828921info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:15.514783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico Development of transversal skills and positive integration in higher education: the role of peer tutoring in a pandemic context |
title |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico Monteiro, Diana Sofia Vieira Competências transversais Integração Pandemia COVID-19 Programa tutorial por pares COVID-19 pandemic Integration Peer tutorial program Transversal skills Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico |
title_full |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico |
title_sort |
Desenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico |
author |
Monteiro, Diana Sofia Vieira |
author_facet |
Monteiro, Diana Sofia Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Diana Sofia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências transversais Integração Pandemia COVID-19 Programa tutorial por pares COVID-19 pandemic Integration Peer tutorial program Transversal skills Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Competências transversais Integração Pandemia COVID-19 Programa tutorial por pares COVID-19 pandemic Integration Peer tutorial program Transversal skills Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76740 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202828921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132349392224256 |