Relatório de Estágio no Gil Vicente Futebol Clube, na Equipa de Futebol de Juniores B (Sub-17), na Época Desportiva 2021/2022
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/12091 |
Resumo: | O seguinte relatório visa a obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a obtenção do nível II de Treinador de Futebol. Este relata o estágio que decorreu na equipa de sub-17 do Gil Vicente Futebol Clube, na época desportiva 2021/2022 num contexto de futebol formação, no Campeonato Distrital de Juniores “B”, divisão de Honra, da A.F. Braga. Tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo relação com os resultados obtidos nesses respetivos momentos de competição. Foi realizada uma análise inicial ao plantel que contada com uma altura média de 181 centímetros e um peso médio de 74 quilogramas. A metodologia de treino, os seus indicadores e os indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo de toda a época desportiva, onde posteriormente foram analisados de forma a conseguir alcançar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Foram realizadas 146 unidades de treino em 42 microciclos, onde o tempo útil de treino foi de 85%, sendo os restantes 15% para instrução, pausas para hidratação, ou organização da equipa para os exercícios. No que se refere a Métodos de treino, dedicou-se 11% do tempo em Métodos de treino de Preparação Geral, 26% em Métodos específicos de Preparação Geral e 48% em Métodos Específicos de Preparação para Jogo. As dimensões dos exercícios foram de 44% Micro (usando escalas de caráter individual ou grupal) e 56% em Macro (Setorial ou coletivo). Os temas de treino distribuíram-se da seguinte forma: 51% em organização ofensiva, 18% em organização defensiva e 31% para os momentos de transição, quer ofensiva como defensiva. O volume de treino destinado ao escalão foi conseguido com sucesso, mantendo na sua maioria do tempo, os atletas em atividade. O modelo de jogo da equipa, sofreu algumas alterações de acordo com a necessidade da equipa e com a chegada de novos atletas. Falando do estudo desenvolvido, este demonstrou que a equipa possuía mais tempo a posse de bola nos jogos em casa, conseguindo assim um maior caudal ofensivo em formato de organização e não permitindo ao adversário criar tantas situações de golo em casa, como acontecia nos jogos fora. No total dos 30 jogos disputados na época, com campeonato e taça, a equipa conseguiu vencer 22 (73,3%), empatou 6 (20%) e perdeu apenas 2 jogos (6,7%). |
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Relatório de Estágio no Gil Vicente Futebol Clube, na Equipa de Futebol de Juniores B (Sub-17), na Época Desportiva 2021/2022Metodologia de TreinoFutebol de formaçãoO seguinte relatório visa a obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a obtenção do nível II de Treinador de Futebol. Este relata o estágio que decorreu na equipa de sub-17 do Gil Vicente Futebol Clube, na época desportiva 2021/2022 num contexto de futebol formação, no Campeonato Distrital de Juniores “B”, divisão de Honra, da A.F. Braga. Tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo relação com os resultados obtidos nesses respetivos momentos de competição. Foi realizada uma análise inicial ao plantel que contada com uma altura média de 181 centímetros e um peso médio de 74 quilogramas. A metodologia de treino, os seus indicadores e os indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo de toda a época desportiva, onde posteriormente foram analisados de forma a conseguir alcançar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Foram realizadas 146 unidades de treino em 42 microciclos, onde o tempo útil de treino foi de 85%, sendo os restantes 15% para instrução, pausas para hidratação, ou organização da equipa para os exercícios. No que se refere a Métodos de treino, dedicou-se 11% do tempo em Métodos de treino de Preparação Geral, 26% em Métodos específicos de Preparação Geral e 48% em Métodos Específicos de Preparação para Jogo. As dimensões dos exercícios foram de 44% Micro (usando escalas de caráter individual ou grupal) e 56% em Macro (Setorial ou coletivo). Os temas de treino distribuíram-se da seguinte forma: 51% em organização ofensiva, 18% em organização defensiva e 31% para os momentos de transição, quer ofensiva como defensiva. O volume de treino destinado ao escalão foi conseguido com sucesso, mantendo na sua maioria do tempo, os atletas em atividade. O modelo de jogo da equipa, sofreu algumas alterações de acordo com a necessidade da equipa e com a chegada de novos atletas. Falando do estudo desenvolvido, este demonstrou que a equipa possuía mais tempo a posse de bola nos jogos em casa, conseguindo assim um maior caudal ofensivo em formato de organização e não permitindo ao adversário criar tantas situações de golo em casa, como acontecia nos jogos fora. No total dos 30 jogos disputados na época, com campeonato e taça, a equipa conseguiu vencer 22 (73,3%), empatou 6 (20%) e perdeu apenas 2 jogos (6,7%).This report aims at the satisfaction of the degree II of football coach as well as a master's degree in Sports Science from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The game took place in the under-17 team of Gil Vicente Futebol Clube, in the 2021/2022 sports season in a training football context, in the Junior District Championship “B”, Honor division, of the A.F. Braga. This work as objectives the description, the evaluation and the training process make the results to be carried out, making the comparison of the moments of competition. A methodology developed to achieve your indicators and indicators throughout the work. 146 training sessions were performed in 42 microcycles, where the useful training time was 85%, with the remaining 15% for instruction, hydration breaks, or organization of exercise equipment. As for Early Training Methods, 11% of the time was spent on General Preparation Training Methods, 26% on General Preparation Specific Methods and 48% on Game Specific Preparation Methods. The dimensions of the exercises were 44% Micro (using individual or group scales) and 56% Macro (Sectoral or collective). The following topics were distributed as follows: 51% in organizational organization, 18% in defensive organization and 31% for moments of transition, whether of independent training or. The training aimed at volume was successful with success, mostly maintaining the number of athletes in activity. The team's game model has changed according to some equipment needs and the arrival of new athletes. This project was developed so that a ball project in the games could be developed, as well as a larger flow format of great organization time and not allow the projected study many possibilities to go at home, such as projects planned in games outside of games.2024-01-30T16:12:12Z2023-05-11T00:00:00Z2023-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/12091pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, João Pedro Rodriguesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:14.587592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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