Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9919
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
id RCAP_5d992b44b389cc3695433722c5cee6a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiaisAtividade som contigoMúsicaTecnologiaNecessidades educativas especiaisMuseuActivity som contigoMusicTechnologySpecial education needsMuseumDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialAs atividades para públicos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) são pensadas com o intuito de promover oportunidades de inclusão. Essas atividades são programadas com o objetivo de proporcionar igual acesso ao museu, à informação sobre as obras, à exploração das mesmas artisticamente e à fruição desses momentos, quer de forma individual quer em grupo. É neste contexto que surge a atividade Som Contigo, na qual é desenvolvido um trabalho de grupo que passa pela exploração do som e do sentir. A atividade Som Contigo é uma das que maior diversidade de públicos inclui, uma vez que as ferramentas utilizadas permitem a participação de pessoas com paralisia cerebral, multideficiência, Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras características. O presente estudo desenvolveu-se neste contexto e teve como principal propósito averiguar o contributo da atividade Som Contigo na promoção de oportunidades de envolvimento e participação de alunos com NEE e no desenvolvimento de competências de interação social. O estudo qualitativo de natureza interpretativa envolveu o recurso a diversas técnicas: (i) entrevistas semiestruturadas: uma à coordenadora de área da FCG e outra ao artista responsável pela arquitetura da atividade Som Contigo; (ii) observações das atividades desenvolvidas com dois grupos de alunos em idade escolar - um grupo com multideficiência e outro com Perturbações do Espetro do Autismo; e (iii) questionários aos professores responsáveis de cada grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Participaram no estudo 12 alunos com NEE (seis com PEA e seis com MD) com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos) e 11 adultos (seis professores, dois mediadores artísticos e três voluntários da FCG). Os resultados evidenciaram que a dinamização da atividade Som Contigo proporcionou oportunidades para que os dois grupos de alunos se envolvesse e participasse de forma ativa nas tarefas solicitadas, registando-se maior frequência de comportamentos de interação física com os recursos físicos disponibilizados, do que com colegas e adultos. Salienta-se ainda o registo de maior volume de comportamentos de participação e envolvimento na atividade no grupo de alunos com PEA do que no grupo de alunos com MD, sendo esses comportamentos também mais diversificados. Registou-se ainda diferenciação de estratégias utilizadas pelos adultos que dinamizaram a atividade com os dois grupos de alunos. No caso dos alunos com MD foram usadas, sobretudo, estratégias individualizadas e com os alunos com PEA mais estratégias de grupo. Este estudo evidenciou que as tecnologias constituíram recursos facilitadores do envolvimento e participação de alunos com necessidades complexas em atividades relacionadas com a arte realizadas em contexto museológico.ABSTRACT The activities for the public with Special Needs of the Calouste Gulbenkian Foundation are designed with the aim of promoting opportunities for inclusion. These activities are programmed with the objective of providing equal access to the museum, information about the works, the exploration of them artistically and the enjoyment of these moments, either individually or in a group. It is in this context that the Som Contigo (=Sound with you) activity arises, in which a group work is developed that goes through the exploration of sound and feeling. The Som Contigo activity is one of the most diverse of publics, since the tools used allow the participation of people with cerebral palsy, multiple disabilities, Autism Spectrum Disorders, among other characteristics. The present study was developed in this context and its main purpose was to investigate the contribution of the Som Contigo activity in promoting opportunities for involvement and participation of students with special needs and in the development of social interaction skills. The qualitative study of interpretative nature involved the use of several techniques: (i) semi-structured interviews: one to the Gulbenkian area coordinator and another to the artist responsible for the architecture of the Som Contigo activity; (ii) observations of the activities carried out with two groups of school-age students - one group with multiple disabilities (MD) and another with Autism Spectrum Disorders; and (iii) questionnaires to the responsible teachers in each group. The data collected were analyzed using content analysis. Twelve students with special needs (six with autism disorders and six with MD) aged 6 to 18 years and 11 adults (six teachers, two artistic mediators and three Gulbenkian volunteers) participated in the study. The results showed that the dynamization of the Som Contigo activity provided opportunities for both groups of students to engage and actively participate in the requested tasks, with a higher frequency of physical interaction behaviors with the physical resources made available than with colleagues and adults. It is also worth noting the higher volume of participation and involvement behaviors in the activity in the group of students with autism than in the group of students with MD, and these behaviors are also more diversified. There was also a differentiation of the strategies used by the adults that stimulated the activity with the two groups of students. In the case of students with MD, individual strategies were used, and students with autism and group strategies were used. This study evidenced that the technologies constituted facilitating resources of the involvement and participation of students with complex needs in activities related to the art realized in museological context.Nunes, ClarisseMadureira, IsabelRCIPLRodrigues, Margarida Costa Sérvulo2019-05-02T14:17:23Z2019-04-102019-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9919TID:202227677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:26.367361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
title Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
spellingShingle Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo
Atividade som contigo
Música
Tecnologia
Necessidades educativas especiais
Museu
Activity som contigo
Music
Technology
Special education needs
Museum
title_short Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
title_full Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
title_fullStr Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
title_sort Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
author Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo
author_facet Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Clarisse
Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade som contigo
Música
Tecnologia
Necessidades educativas especiais
Museu
Activity som contigo
Music
Technology
Special education needs
Museum
topic Atividade som contigo
Música
Tecnologia
Necessidades educativas especiais
Museu
Activity som contigo
Music
Technology
Special education needs
Museum
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02T14:17:23Z
2019-04-10
2019-04-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9919
TID:202227677
url http://hdl.handle.net/10400.21/9919
identifier_str_mv TID:202227677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133448890220544