O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Piscalho, Isabel, Pereira, Sónia, Silva, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2117
Resumo: Este artigo debruça-se sobre a forma como a música de orquestra pode contribuir para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objeto de investigação o projeto Orquestra Geração. O presente estudo, de natureza qualitativa, visa compreender, no contexto não formal de aprendizagem, de que modo um projeto de educação pela música - enquanto lugar de aquisição e valorização de competências- pode ser inclusivo. Pretendemos aferir, por um lado, como este projeto pode ser facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento e, por outro, se as práticas pedagógicas usadas na aprendizagem musical/experiência artística são inclusivas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à coordenadora pedagógica, aos dois coordenadores de orquestra, ao professor de instrumento, a dois dos alunos com NEE ao nível motor e aos respetivos encarregados de educação. Trata-se de uma amostra de conveniência, com intervenientes no processo educativo das orquestras onde tocam os alunos, que pertencem aos municípios da Amadora e Oeiras. Recorreu-se também a observações de aulas individuais de instrumento e momentos de estágio de orquestra. Os resultados obtidos sugerem que a experiência artística proporcionada aos alunos através da prática orquestral pode propiciar um ambiente favorável à aprendizagem, assim como facilitar a expressão de emoções e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. A metodologia e as práticas pedagógicas revelaram-se inclusivas, derivando daí que a OG é uma ferramenta ao serviço do processo inclusivo e educativo.
id RCAP_619ad80d1cb7ca4401bb2fc832371360
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisinclusãomúsicanecessidades educativas especiaisinclusionmusicspecial education needsEste artigo debruça-se sobre a forma como a música de orquestra pode contribuir para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objeto de investigação o projeto Orquestra Geração. O presente estudo, de natureza qualitativa, visa compreender, no contexto não formal de aprendizagem, de que modo um projeto de educação pela música - enquanto lugar de aquisição e valorização de competências- pode ser inclusivo. Pretendemos aferir, por um lado, como este projeto pode ser facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento e, por outro, se as práticas pedagógicas usadas na aprendizagem musical/experiência artística são inclusivas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à coordenadora pedagógica, aos dois coordenadores de orquestra, ao professor de instrumento, a dois dos alunos com NEE ao nível motor e aos respetivos encarregados de educação. Trata-se de uma amostra de conveniência, com intervenientes no processo educativo das orquestras onde tocam os alunos, que pertencem aos municípios da Amadora e Oeiras. Recorreu-se também a observações de aulas individuais de instrumento e momentos de estágio de orquestra. Os resultados obtidos sugerem que a experiência artística proporcionada aos alunos através da prática orquestral pode propiciar um ambiente favorável à aprendizagem, assim como facilitar a expressão de emoções e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. A metodologia e as práticas pedagógicas revelaram-se inclusivas, derivando daí que a OG é uma ferramenta ao serviço do processo inclusivo e educativo.This paper is about the way orchestral music can contribute to the inclusion of special needs students and analyses the project Orquestra Geração. This qualitative study aims to understand how an educational project, using music within and informal context of learning, can help the inclusion and acquisition of new skills for special needs students. The paper will argue that, on the one hand, this project can help with learning and development, on the other hand the pedagogic practices used in musical and artistic learning are inclusive by nature. The data was collected within a series of interviews, with the pedagogical coordinator, two orchestra coordinators, an instrument teacher and two students with SEN at the motor level and their parents or legal guardians. This sample represents those who are involved in the educational process of the orchestras that have students from the municipalities of Amadora and Oeiras. There was also an observation of individual instrument classes and rehearsals with the orchestra. The results suggests that the artistic education experienced by the students through participating in the orchestra can provide a beneficial environment, facilitate emotional expression and contribute to the personal, social and cultural development of the students. The methodological and pedagogical practices were shown to be inclusive and therefore the OG is an important tool working for the educational and inclusive process.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilveira, JoanaPiscalho, IsabelPereira, SóniaSilva, Francisco2018-02-12T00:08:08Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2117porSilveira, J., Piscalho, I., Pereira, S. & Silva, F. (2017). O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Revista da UIIPS, 5(1), 136-150.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:45Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:15.831662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Silveira, Joana
inclusão
música
necessidades educativas especiais
inclusion
music
special education needs
title_short O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_full O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_sort O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
author Silveira, Joana
author_facet Silveira, Joana
Piscalho, Isabel
Pereira, Sónia
Silva, Francisco
author_role author
author2 Piscalho, Isabel
Pereira, Sónia
Silva, Francisco
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Joana
Piscalho, Isabel
Pereira, Sónia
Silva, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
música
necessidades educativas especiais
inclusion
music
special education needs
topic inclusão
música
necessidades educativas especiais
inclusion
music
special education needs
description Este artigo debruça-se sobre a forma como a música de orquestra pode contribuir para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objeto de investigação o projeto Orquestra Geração. O presente estudo, de natureza qualitativa, visa compreender, no contexto não formal de aprendizagem, de que modo um projeto de educação pela música - enquanto lugar de aquisição e valorização de competências- pode ser inclusivo. Pretendemos aferir, por um lado, como este projeto pode ser facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento e, por outro, se as práticas pedagógicas usadas na aprendizagem musical/experiência artística são inclusivas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à coordenadora pedagógica, aos dois coordenadores de orquestra, ao professor de instrumento, a dois dos alunos com NEE ao nível motor e aos respetivos encarregados de educação. Trata-se de uma amostra de conveniência, com intervenientes no processo educativo das orquestras onde tocam os alunos, que pertencem aos municípios da Amadora e Oeiras. Recorreu-se também a observações de aulas individuais de instrumento e momentos de estágio de orquestra. Os resultados obtidos sugerem que a experiência artística proporcionada aos alunos através da prática orquestral pode propiciar um ambiente favorável à aprendizagem, assim como facilitar a expressão de emoções e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. A metodologia e as práticas pedagógicas revelaram-se inclusivas, derivando daí que a OG é uma ferramenta ao serviço do processo inclusivo e educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-12T00:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2117
url http://hdl.handle.net/10400.15/2117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silveira, J., Piscalho, I., Pereira, S. & Silva, F. (2017). O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Revista da UIIPS, 5(1), 136-150.
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032152285184