Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luísa Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103409
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_5d99c1bf5a46e7328adb1b939afda9da
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022Pedagogical Internship Report developed in Primary School Nº2 da Pampilhosa with the class of 7thB in the school year 2021/2022.Estágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaReflexão CríticaTempo de Prática MotoraPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical InterventionCritical ReflectionMotor Practice TimeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis Pedagogical Internship Report is the result of all the work done under the curricular unit of Pedagogical Internship, included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and High Education, Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. This document is the result of our Pedagogical Training Course and our intervention in Escola Básica nº2 da Pampilhosa, belonging to the Grouping of Schools of Mealhada, with class B, 7th grade, during the school year 2021/2022. In this follow-up, we intend to specify all the practice developed, the experiences, the strategies used, the strong points, the major difficulties experienced, the knowledge and learning acquired and practical examples of what was our intervention and what was lived, throughout the school year.In this way, for the good organisation of the document, it was divided into three chapters. Chapter I - Contextualisation of the Practice Developed, refers in general to the context in which the intervention was made, characterisation of the means and a narrative of life. Chapter II - Reflective Analysis on the Pedagogical Practice, aims to reflect on our intervention, supported scientifically and the description of examples and experiences, major difficulties, strategies used and dilemma issues. Chapter III - Deepening of the thematic-problem, emerges with the aim of developing a study called "Motor Practice Time in the Fundamental part of the Physical Education Class", with the purpose of investigating the differences between the masculine and feminine sex and between lessons of 50 minutes and lessons of 100 minutes, in order to optimise a quality and efficient teaching in Physical Education. In general, the study tells us that the feminine sex effectively presents a better time of motor practice than the masculine sex, in either 50 or 100 minutes classes.O presente Relatório de Estágio Pedagógico resulta de todo o trabalho elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente documento surge como resultado daquilo que foi o nosso Estágio Pedagógico e da nossa intervenção na Escola Básica nº2 da Pampilhosa, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Mealhada, junto da turma do 7ºB ao longo do ano letivo 2021/2022. Neste seguimento, pretende-se especificar toda a prática desenvolvida, as experiências vivenciadas, as estratégias utilizadas, os pontos fortes, as maiores dificuldades sentidas, os conhecimentos e aprendizagens adquiridos e exemplos práticos daquilo que foi a nossa intervenção e do que foi vivido, ao longo de todo o ano letivo.Deste modo, para uma boa organização do documento, repartiu-se por três capítulos. O Capítulo I- Contextualização da Prática Desenvolvida, refere-se, no geral, ao contexto em que foi feita a intervenção, caracterização dos meios e uma narrativa de vida. O Capítulo II- Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, pretende uma reflexão acerca da nossa intervenção, sustentada cientificamente, e a descrição de exemplos e experiências vividas, maiores dificuldades, estratégias utilizadas e questões dilemáticas. O Capítulo III- Aprofundamento do tema-problema, surge com o objetivo de desenvolver um estudo denominado “Tempo de prática motora na parte fundamental da aula de Educação Física”, com o objetivo de averiguar as diferenças entre o sexo masculino e feminino, e entre aulas de 50 minutos e aulas de 100 minutos, no sentido de otimizar um ensino de qualidade e eficaz, em Educação Física. De um modo geral, o estudo diz-nos que o sexo feminino apresenta, efetivamente, um melhor tempo de prática motora que o sexo masculino, tanto em aulas de 50 minutos como em aulas de 100 minutos.2022-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103409http://hdl.handle.net/10316/103409TID:203095839porPereira, Luísa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-11T21:40:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:15.086755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
Pedagogical Internship Report developed in Primary School Nº2 da Pampilhosa with the class of 7thB in the school year 2021/2022.
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
Pereira, Luísa Santos
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Reflexão Crítica
Tempo de Prática Motora
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Critical Reflection
Motor Practice Time
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
author Pereira, Luísa Santos
author_facet Pereira, Luísa Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luísa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Reflexão Crítica
Tempo de Prática Motora
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Critical Reflection
Motor Practice Time
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Reflexão Crítica
Tempo de Prática Motora
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Intervention
Critical Reflection
Motor Practice Time
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103409
http://hdl.handle.net/10316/103409
TID:203095839
url http://hdl.handle.net/10316/103409
identifier_str_mv TID:203095839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134095758852096