A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carla Isabel Alves do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28958
Resumo: O presente trabalho é, na sua essência, uma reflexão crítica sobre os desafios e exigências colocados hoje à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e, por conseguinte, ao seu programa e didática, pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória2 e pela autonomia e flexibilidade curricular. Neste contexto, colocam-se inevitavelmente duas questões. O aluno implícito no Programa de EMRC de 2014 é o mesmo aluno cujo perfil o estado português agora define para doze anos de escolaridade obrigatória, em linha com a visão internacional da educação para 2030? Diante da autonomia curricular das escolas que oportunidades e limitações se colocam a uma disciplina como a EMRC? Sendo a escola raiz da cultura, e apontando o Perfil dos Alunos para a construção de uma cultura científica e artística de base humanista, este Relatório vem também salientar a imprescindibilidade do currículo escolar abranger, clara e inequivocamente, a área do fenómeno religioso como dimensão do ser humano, expressão e elo de ligação entre comunidades e culturas. Neste sentido e neste tempo, não residirá na escola a responsabilidade de ser um exemplo vivo de respeito e integração, assumindo-se como interlocutora e promotora de uma cultura de paz e tolerância? Para este fim, não se colocará hoje ao diálogo ecuménico e interreligioso o desafio de participar conjuntamente nesta educação humanista de todos, testemunhando o diálogo e a diversidade e contribuindo assim para o respeito, a inclusão, a interculturalidade e a inter-religiosidade? Porque o novo espírito que o mundo atual precisa é, antes de mais, um espírito de tolerância e paz.
id RCAP_fe4cea4916ba9c1ab623a8f7c2b4f9af
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativoEMRCPerfil dos alunosCompetênciasCurrículoEducação religiosaReligiõesTolerânciaPazInterculturalidade e diálogo inter-religiosoCatholic Religious and Moral EducationStudent profileCompetenciesCurriculumReligious educationReligionsTolerancePeaceInterculturality and interreligious dialogueDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho é, na sua essência, uma reflexão crítica sobre os desafios e exigências colocados hoje à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e, por conseguinte, ao seu programa e didática, pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória2 e pela autonomia e flexibilidade curricular. Neste contexto, colocam-se inevitavelmente duas questões. O aluno implícito no Programa de EMRC de 2014 é o mesmo aluno cujo perfil o estado português agora define para doze anos de escolaridade obrigatória, em linha com a visão internacional da educação para 2030? Diante da autonomia curricular das escolas que oportunidades e limitações se colocam a uma disciplina como a EMRC? Sendo a escola raiz da cultura, e apontando o Perfil dos Alunos para a construção de uma cultura científica e artística de base humanista, este Relatório vem também salientar a imprescindibilidade do currículo escolar abranger, clara e inequivocamente, a área do fenómeno religioso como dimensão do ser humano, expressão e elo de ligação entre comunidades e culturas. Neste sentido e neste tempo, não residirá na escola a responsabilidade de ser um exemplo vivo de respeito e integração, assumindo-se como interlocutora e promotora de uma cultura de paz e tolerância? Para este fim, não se colocará hoje ao diálogo ecuménico e interreligioso o desafio de participar conjuntamente nesta educação humanista de todos, testemunhando o diálogo e a diversidade e contribuindo assim para o respeito, a inclusão, a interculturalidade e a inter-religiosidade? Porque o novo espírito que o mundo atual precisa é, antes de mais, um espírito de tolerância e paz.This essay is, in its essence, a critical reflection on the challenges and demands placed today on Catholic Religious and Moral Education and, consequently, on its syllabus and didactics, by the document Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória and the curriculum´s autonomy and flexibility. In this context, two questions inevitably arise. Is the student implicit in the 2014 EMRC Program the same student whose profile the Portuguese state now defines for twelve years of compulsory education, in line with the international vision of education for 2030? Given the curricular autonomy of schools, what opportunities and limitations are placed on a subject such as EMRC? Being school a root of culture and pointing the Perfil dos Alunos to the construction of a humanistic, scientific and artistic culture, this essay also highlights the need for the school curriculum to clearly and unambiguously cover the area of the religious phenomenon as a human being dimension and expression and as a bond between communities and cultures. In this sense, isn’t it a school´s responsibility to be a living example of respect and integration, assuming itself as a promoter of a culture of peace and tolerance? In order to achieve that, isn´t there a challenge to the ecumenical and interreligious dialogue to jointly participate in this humanistic education for all, witnessing dialogue and diversity and thus contributing to respect, inclusion, interculturality and interfaith? The new spirit that today's world needs is, first and foremost, a spirit of tolerance and peace.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Carla Isabel Alves do Nascimento2019-12-06T15:10:16Z2019-11-2220192019-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28958TID:202312534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:15.015579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
title A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
spellingShingle A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
Ribeiro, Carla Isabel Alves do Nascimento
EMRC
Perfil dos alunos
Competências
Currículo
Educação religiosa
Religiões
Tolerância
Paz
Interculturalidade e diálogo inter-religioso
Catholic Religious and Moral Education
Student profile
Competencies
Curriculum
Religious education
Religions
Tolerance
Peace
Interculturality and interreligious dialogue
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
title_full A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
title_fullStr A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
title_full_unstemmed A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
title_sort A EMRC face ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à autonomia e flexibilidade curricular : um novo paradigma educativo
author Ribeiro, Carla Isabel Alves do Nascimento
author_facet Ribeiro, Carla Isabel Alves do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carla Isabel Alves do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv EMRC
Perfil dos alunos
Competências
Currículo
Educação religiosa
Religiões
Tolerância
Paz
Interculturalidade e diálogo inter-religioso
Catholic Religious and Moral Education
Student profile
Competencies
Curriculum
Religious education
Religions
Tolerance
Peace
Interculturality and interreligious dialogue
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic EMRC
Perfil dos alunos
Competências
Currículo
Educação religiosa
Religiões
Tolerância
Paz
Interculturalidade e diálogo inter-religioso
Catholic Religious and Moral Education
Student profile
Competencies
Curriculum
Religious education
Religions
Tolerance
Peace
Interculturality and interreligious dialogue
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O presente trabalho é, na sua essência, uma reflexão crítica sobre os desafios e exigências colocados hoje à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e, por conseguinte, ao seu programa e didática, pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória2 e pela autonomia e flexibilidade curricular. Neste contexto, colocam-se inevitavelmente duas questões. O aluno implícito no Programa de EMRC de 2014 é o mesmo aluno cujo perfil o estado português agora define para doze anos de escolaridade obrigatória, em linha com a visão internacional da educação para 2030? Diante da autonomia curricular das escolas que oportunidades e limitações se colocam a uma disciplina como a EMRC? Sendo a escola raiz da cultura, e apontando o Perfil dos Alunos para a construção de uma cultura científica e artística de base humanista, este Relatório vem também salientar a imprescindibilidade do currículo escolar abranger, clara e inequivocamente, a área do fenómeno religioso como dimensão do ser humano, expressão e elo de ligação entre comunidades e culturas. Neste sentido e neste tempo, não residirá na escola a responsabilidade de ser um exemplo vivo de respeito e integração, assumindo-se como interlocutora e promotora de uma cultura de paz e tolerância? Para este fim, não se colocará hoje ao diálogo ecuménico e interreligioso o desafio de participar conjuntamente nesta educação humanista de todos, testemunhando o diálogo e a diversidade e contribuindo assim para o respeito, a inclusão, a interculturalidade e a inter-religiosidade? Porque o novo espírito que o mundo atual precisa é, antes de mais, um espírito de tolerância e paz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T15:10:16Z
2019-11-22
2019
2019-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28958
TID:202312534
url http://hdl.handle.net/10400.14/28958
identifier_str_mv TID:202312534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131940213751808