Lev S. Vigotski’s historical-cultural psychology in doctoral theses of the University of Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ruben de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Migueis, Marlene da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23460
Resumo: Neste artigo aborda-se a presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski em teses de doutoramento produzidas na Universidade de Aveiro, Portugal. O trabalho discute a incorporação de sua teoria aos elementos estruturantes desses trabalhos acadêmicos e como ela é aproveitada. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e procedimentos quantitativos de tratamento dos dados, utilizando-se a estatística descritiva. Foram encontradas e analisadas 41 teses de doutoramento mencionando sua teoria, publicadas entre 2004 e 2017. Os resultados mostram as áreas de conhecimento e os departamentos da universidade que estão envolvidos na produção analisada. Indicam, ainda, a extensão e a densidade com que a teoria foi incorporada aos trabalhos, distingue as teses conforme as características apresentadas em torno de sua utilização e identifica que contribuições da teoria foram mais exploradas. Este trabalho espera contribuir para as discussões sobre como a psicologia histórico-cultural de Vigotski emerge nas produções acadêmicas portuguesas.
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spelling Lev S. Vigotski’s historical-cultural psychology in doctoral theses of the University of AveiroA presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski nas teses de doutoramento da Universidade de AveiroNeste artigo aborda-se a presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski em teses de doutoramento produzidas na Universidade de Aveiro, Portugal. O trabalho discute a incorporação de sua teoria aos elementos estruturantes desses trabalhos acadêmicos e como ela é aproveitada. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e procedimentos quantitativos de tratamento dos dados, utilizando-se a estatística descritiva. Foram encontradas e analisadas 41 teses de doutoramento mencionando sua teoria, publicadas entre 2004 e 2017. Os resultados mostram as áreas de conhecimento e os departamentos da universidade que estão envolvidos na produção analisada. Indicam, ainda, a extensão e a densidade com que a teoria foi incorporada aos trabalhos, distingue as teses conforme as características apresentadas em torno de sua utilização e identifica que contribuições da teoria foram mais exploradas. Este trabalho espera contribuir para as discussões sobre como a psicologia histórico-cultural de Vigotski emerge nas produções acadêmicas portuguesas.Este artículo aborda la presencia de la psicología histórico-cultural de Lev S. Vigotski en las tesis doctorales producidas en la Universidad de Aveiro, Portugal. El artículo analiza la incorporación de su teoría a los elementos estructurantes de estos trabajos académicos y cómo se utiliza. La metodología involucró investigación bibliográfica y procedimientos de tratamiento de datos cuantitativos, utilizando estadística descriptiva. Se encontraron y analizaron 41 tesis doctorales que citan su teoría, publicadas entre 2004 y 2017. Los resultados muestran las áreas de conocimiento y departamentos de la universidad involucrados con la producción analizada. Indican la extensión y densidad con que la teoría fue incorporada a los trabajos, distingue las tesis según las características presentadas en torno al uso de la teoría e identifica qué contribuciones de la teoría fueron más exploradas. Este trabajo espera contribuir a las discusiones sobre como la psicología histórico-cultural de Vigotski emerge en las producciones académicas portuguesas.Neste artigo aborda-se a presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski em teses de doutoramento produzidas na Universidade de Aveiro, Portugal. O trabalho discute a incorporação de sua teoria aos elementos estruturantes desses trabalhos acadêmicos e como ela é aproveitada. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e procedimentos quantitativos de tratamento dos dados, utilizando-se a estatística descritiva. Foram encontradas e analisadas 41 teses de doutoramento mencionando sua teoria, publicadas entre 2004 e 2017. Os resultados mostram as áreas de conhecimento e os departamentos da universidade que estão envolvidos na produção analisada. Indicam, ainda, a extensão e a densidade com que a teoria foi incorporada aos trabalhos, distingue as teses conforme as características apresentadas em torno de sua utilização e identifica que contribuições da teoria foram mais exploradas. Este trabalho espera contribuir para as discussões sobre como a psicologia histórico-cultural de Vigotski emerge nas produções acadêmicas portuguesas.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v12i5.23460https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23460Indagatio Didactica; Vol 12 No 5 (2020); 193-206Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 5 (2020); 193-206Indagatio Didactica; Vol. 12 No 5 (2020); 193-206Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 5 (2020); 193-2061647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23460https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23460/17127Nascimento, Ruben de OliveiraMigueis, Marlene da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:19:06Zoai:proa.ua.pt:article/23460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:28.605642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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