Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Daniela Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98928
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
id RCAP_5d9d4fa2cf14fa5c70e8b03d0217ad7f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/98928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016Perceção da importância da diferenciação pedagógica na melhoria do processo ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física.Estágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoDiferenciação PedagógicaTeaching PracticePhysical EducationReflectionPedagogical differentiationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico é o culminar do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Onde se pretende ver reconhecidas todas as capacidades, conhecimentos e experiências que o professor estagiário reúne e adquiriu no final da sua formação académica. Esta oportunidade que nos é dada antes de ingressar no mercado de trabalho dá-nos a possibilidade de vivenciar e contatar com a realidade da profissão futura, dando competências e colocando em prática toda a teoria lecionada nos anos de formação académica. A construção deste relatório foi realizada tendo por base o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo com a intervenção de grande parte da comunidade educativa. A turma do 10º F do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde sendo o principal instrumento responsável das diversas reflexões e considerações realizadas ao trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física, sendo esta também parte fundamental de alguns projetos desenvolvidos no âmbito de Projetos e Parcerias Educativas e Organização Escolar. Com a elaboração deste relatório, pretende-se enfatizar a relevância do Estágio Pedagógico através da exposição crítica e reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo de lecionação e intervenção docente. A exposição das experiências e aprendizagens realizadas não se restringe à lecionação das aulas de Educação Física, o leque de funções desempenhadas ao longo do ano foi bastante vasto e enriquecedor. No desenrolar do ano letivo e das práticas realizadas como docente um dos temas que despertou interesse e importância foi a diferenciação pedagógica. Pois houve, sempre, a preocupação de levar a nossa cultura educativa a todos mas de forma diferenciada, para que nenhum dos alunos se sentisse excluído ou menos válido, tentando extrair de cada um deles as suas melhores capacidades, sempre com reforço positivo e incentivos à melhoria e à progressão. Foi neste âmbito de intervenção que se desenvolveu o trabalho do tema problema.The Teaching Training is the culmination of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. Where you want to see recognized all the skills, knowledge and experience that the trainee teacher gathers and acquired at the end of their education. This opportunity given to us before joining the labor market gives us the opportunity to experience and contact with the reality of future profession, giving skills and putting into practice all the theory taught in years of academic training. The construction of this report was carried out based on the work done in high school Man Christ with the use of much of the educational community. The class of 10º F Course Health Assistant Professional, being the main instrument in charge of the various reflections and considerations made to work in Physical Education, which is also a fundamental part of some projects developed under projects and Partnerships Education and School Organization. With this report, we aim to emphasize the importance of teaching practice through critical and reflective display of all the work done throughout the teaching and educational intervention process. The exhibition of experiences and learning carried out is not limited to the teaching of physical education classes the range of functions performed throughout the year was quite vast and enriching. In the course of the school year and the practices carried out as a teacher one of the issues that aroused interest and importance was the pedagogical differentiation. Because there was always the concern to bring our educational culture at all but in a different way, so none of the students feel excluded or less valid, trying to extract each of them the best of his abilities, always with positive reinforcement and incentives improvement and progression. It was in this context of intervention that has developed the work of the theme problem.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98928http://hdl.handle.net/10316/98928porJesus, Daniela Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-05T22:09:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:37.950426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
Perceção da importância da diferenciação pedagógica na melhoria do processo ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física.
title Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
spellingShingle Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
Jesus, Daniela Marques
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Diferenciação Pedagógica
Teaching Practice
Physical Education
Reflection
Pedagogical differentiation
title_short Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
title_full Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
title_fullStr Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
title_sort Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
author Jesus, Daniela Marques
author_facet Jesus, Daniela Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Daniela Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Diferenciação Pedagógica
Teaching Practice
Physical Education
Reflection
Pedagogical differentiation
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Diferenciação Pedagógica
Teaching Practice
Physical Education
Reflection
Pedagogical differentiation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/98928
http://hdl.handle.net/10316/98928
url http://hdl.handle.net/10316/98928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134062343880704