A Dislexia em Tese: Atas do Encontro Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reis, Maria dos, Cunha, Isabel, Serra, Helena, Afonso, Carlos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1222
Resumo: O simpósio Dislexia em Tese visa apresentar resultados de experiências/reflexões científicas (mestrado e/ou doutoramento) sobre dislexia/leitura com um duplo objetivo: promover o conhecimento dos educadores sobre a dificuldade de aprendizagem específica na leitura (Dislexia) e auxiliar os alunos/cidadãos disléxicos no entendimento das suas características. Sumariamente, a dislexia, as perturbações que podem estar associadas - disortografia, disgrafia, discalculia, é uma disfunção neurológica, em áreas específicas do cérebro, que requer um envolvimento diferenciado. Alguns casos de dislexia parecem ter uma etiologia genética, mas inúmeros outros ocorrem de lesões cerebrais intrauterinas. A dislexia pode manifestar-se em alunos com inteligência normal ou superior, com órgãos sensoriais intactos, liberdade emocional, motivação, incentivo e com ensino adequado. Há estudos que comprovam que, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a dislexia afeta cerca de 5,4 % de crianças. Considerando o possível impacto nos projetos de vida destes alunos, futuros cidadãos, urge aprofundar e refletir sobre o envolvimento que a escola lhes terá de oferecer para minorar os efeitos nefastos.
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