A Dislexia em Tese: Atas do Encontro Nacional
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1222 |
Resumo: | O simpósio Dislexia em Tese visa apresentar resultados de experiências/reflexões científicas (mestrado e/ou doutoramento) sobre dislexia/leitura com um duplo objetivo: promover o conhecimento dos educadores sobre a dificuldade de aprendizagem específica na leitura (Dislexia) e auxiliar os alunos/cidadãos disléxicos no entendimento das suas características. Sumariamente, a dislexia, as perturbações que podem estar associadas - disortografia, disgrafia, discalculia, é uma disfunção neurológica, em áreas específicas do cérebro, que requer um envolvimento diferenciado. Alguns casos de dislexia parecem ter uma etiologia genética, mas inúmeros outros ocorrem de lesões cerebrais intrauterinas. A dislexia pode manifestar-se em alunos com inteligência normal ou superior, com órgãos sensoriais intactos, liberdade emocional, motivação, incentivo e com ensino adequado. Há estudos que comprovam que, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a dislexia afeta cerca de 5,4 % de crianças. Considerando o possível impacto nos projetos de vida destes alunos, futuros cidadãos, urge aprofundar e refletir sobre o envolvimento que a escola lhes terá de oferecer para minorar os efeitos nefastos. |
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A Dislexia em Tese: Atas do Encontro NacionalEnsino básico (1º ciclo)DislexiaO simpósio Dislexia em Tese visa apresentar resultados de experiências/reflexões científicas (mestrado e/ou doutoramento) sobre dislexia/leitura com um duplo objetivo: promover o conhecimento dos educadores sobre a dificuldade de aprendizagem específica na leitura (Dislexia) e auxiliar os alunos/cidadãos disléxicos no entendimento das suas características. Sumariamente, a dislexia, as perturbações que podem estar associadas - disortografia, disgrafia, discalculia, é uma disfunção neurológica, em áreas específicas do cérebro, que requer um envolvimento diferenciado. Alguns casos de dislexia parecem ter uma etiologia genética, mas inúmeros outros ocorrem de lesões cerebrais intrauterinas. A dislexia pode manifestar-se em alunos com inteligência normal ou superior, com órgãos sensoriais intactos, liberdade emocional, motivação, incentivo e com ensino adequado. Há estudos que comprovam que, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a dislexia afeta cerca de 5,4 % de crianças. Considerando o possível impacto nos projetos de vida destes alunos, futuros cidadãos, urge aprofundar e refletir sobre o envolvimento que a escola lhes terá de oferecer para minorar os efeitos nefastos.2013-04-22T11:06:53Z2013-05-20T14:08:48Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1222por978-972-99174-8-6Ferreira, Paula CristinaReis, Maria dosCunha, IsabelSerra, HelenaAfonso, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.927864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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