Porque é que a terra treme? Perceção do risco sísmico em alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Catarina Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8213
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Porque é que a terra treme? Perceção do risco sísmico em alunos do 1.º ciclo do ensino básicoCultura de segurançaEducação para a cidadaniaRisco naturalRisco sísmico1.º ciclo do ensino básicoSecurity cultureCitizenship educationNatural hazardsSeismic riskPrimary schoolRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoNeste relatório de estágio, que se integra na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES), são apresentadas a prática de ensino supervisionada e uma investigação desenvolvida durante a prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES é apresentada em linhas gerais, contemplando a caracterização do contexto socioeducativo e a identificação da problemática e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades dos alunos e do contexto. A investigação é apresentada na segunda parte ou segundo capítulo deste documento. O tema foi escolhido pelo interesse, curiosidade e relevância para os alunos, uma vez que, para além de se avaliar a sua perceção do risco sísmico, se pretendia contribuir para que os alunos compreendessem o fenómeno sísmico e desenvolvessem uma cultura de segurança, ou seja, conhecessem medidas preventivas e interventivas de autoproteção em caso de sismo e soubessem agir em conformidade. Neste estudo participaram os alunos da turma do 3.º ano, na qual decorreu a PES no 1.º CEB. A amostra era constituída por vinte e cinco alunos entre os 7 e os 9 anos. A investigação contemplou várias etapas. Inicialmente, administrou-se um préteste para avaliar a perceção dos alunos acerca da frequência e da perigosidade de três riscos naturais (incêndios, inundações e sismos) e para avaliar os seus conhecimentos face ao fenómeno sísmico em geral, ao risco sísmico na região de Lisboa e à prevenção sísmica na escola. Em seguida, implementou-se um plano de intervenção, em contexto de sala de aula e em outros espaços da escola, que terminou com a administração do pósteste 1. Três meses depois, foi administrado o pós-teste 2 para verificar se as aprendizagens tinham perdurado, sinónimo de que tinham sido significativas para as crianças. Os resultados da investigação revelaram que os objetivos do estudo foram atingidos, uma vez que o conhecimento científico dos alunos acerca do fenómeno sísmico, do risco sísmico na região de Lisboa e da prevenção sísmica na escola aumentou e perdurou no tempo.ABSTRACT This report, written within the Supervised Teaching Practice II curricular unit, introduces the supervised teaching practice and a research elaborated during the practice on primary school. The Supervised Teaching Practice is broadly introduced considering the characterization of the socio-educational context and the identification of the problem and the intervention goals, which were based upon students’ and context strengths and weaknesses. The research is presented at the second chapter of this document. Its subject was based on interest, curiosity and relevance for the students, once it was intended to evaluate seismic risk perception and, on the other hand, to contribute to students understanding of seismic phenomenon by promoting a security culture, based on obtaining knowledge of preventive and intervention measures for self-protection in case of an earthquake and to act in conformity. In this research were involved the students from the third-grade class where the primary school internship of Supervised Teaching Practice has took place. The sample was formed by twenty-five students between seven and nine years old. The research involved several steps. Primarily, it was applied an assessment test to evaluate students' perception of frequency and danger of three natural hazards (fires, floods and earthquakes) and to evaluate students’ knowledge of the seismic phenomenon, seismic risk in the Lisbon region and preventive measures at school. Secondly, it was implemented an intervention plan for the classroom and another school places, ending with an evaluation test. After three months, it was applied another evaluation test to confirm if knowledge still persisted meaning that it was relevant. Research results showed that the study objectives have been achieved since the students' scientific knowledge about the seismic phenomenon, seismic risk in the Lisbon region and preventive measures at school, has improved and lasted in time.Almeida, AntónioRCIPLMarques, Ana Catarina Pinto2018-03-08T12:02:18Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8213TID:201853507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:00.865227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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