Compreender qualidade em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Célia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gouveia, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3032
Resumo: Tendo em conta as constantes preocupações com a qualidade em educação, procuramos, com o presente artigo,compreender a crescente importância da implementação de um sistema de gestão de qualidade nas escolas,assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua do serviço educativo prestado. Nessa perspectiva, procuramos, ainda, identificar fatores críticos de sucesso, designadamente no que diz respeito ao papel desempenhado pelas lideranças, enquanto estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, e peças fundamentais para a construção de uma competência docente coletiva alicerçada no fortalecimento das relações interpessoais e direcionada para a concretização dos objetivos e metas do projeto educativo da escola
id RCAP_5dbce5affd55f6b23db9fb4d90015f44
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreender qualidade em educaçãoQualidade da EducaçãoAvaliaçãoTendo em conta as constantes preocupações com a qualidade em educação, procuramos, com o presente artigo,compreender a crescente importância da implementação de um sistema de gestão de qualidade nas escolas,assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua do serviço educativo prestado. Nessa perspectiva, procuramos, ainda, identificar fatores críticos de sucesso, designadamente no que diz respeito ao papel desempenhado pelas lideranças, enquanto estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, e peças fundamentais para a construção de uma competência docente coletiva alicerçada no fortalecimento das relações interpessoais e direcionada para a concretização dos objetivos e metas do projeto educativo da escola2021-10-11T16:05:35Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3032por2526-0529Moreira, CéliaGouveia, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:43.679280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreender qualidade em educação
title Compreender qualidade em educação
spellingShingle Compreender qualidade em educação
Moreira, Célia
Qualidade da Educação
Avaliação
title_short Compreender qualidade em educação
title_full Compreender qualidade em educação
title_fullStr Compreender qualidade em educação
title_full_unstemmed Compreender qualidade em educação
title_sort Compreender qualidade em educação
author Moreira, Célia
author_facet Moreira, Célia
Gouveia, João
author_role author
author2 Gouveia, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Célia
Gouveia, João
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da Educação
Avaliação
topic Qualidade da Educação
Avaliação
description Tendo em conta as constantes preocupações com a qualidade em educação, procuramos, com o presente artigo,compreender a crescente importância da implementação de um sistema de gestão de qualidade nas escolas,assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua do serviço educativo prestado. Nessa perspectiva, procuramos, ainda, identificar fatores críticos de sucesso, designadamente no que diz respeito ao papel desempenhado pelas lideranças, enquanto estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, e peças fundamentais para a construção de uma competência docente coletiva alicerçada no fortalecimento das relações interpessoais e direcionada para a concretização dos objetivos e metas do projeto educativo da escola
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11T16:05:35Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3032
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2526-0529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131633104715776