A aptidão física e o nível socioeconómico dos jovens com idades dos 15 aos 18 anos no concelho de Ribeira de Pena: a força e resistência muscular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6833 |
Resumo: | Este documento tem como objectivo principal retratar todo o processo de estágio, correspondente ao 2º ano de Mestrado do Ensino da educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Como último degrau, em termos académicos da formação inicial do Professor, este estágio pedagógico enquadra-nos na escola como docentes, induzindo harmonizar todas as vivências necessárias para um futuro profissional ligado à Educação e a todos os processos de ensino-aprendizagem correspondentes. O presente relatório, de uma forma ou de outra, procura reflectir sobre cada aspecto do estágio, tentando focar-se em algumas áreas que se tornaram fundamentais pelos desafios que me foram impostos, perante os quais tive que adoptar decisões, de acordo com cada situação exposta. Felizmente, todas as situações foram superadas, tendo sido uma mais-valia na nossa área de intervenção. É fundamental reconsiderar esta reflexão, pois permite estribar e justificar algumas das decisões que podem ser refutadas e que manipularão todo o processo futuro. Não me ficando apenas pelo processo de ensino e tarefas pedagógicas, abordando conjuntamente uma das áreas importantes na nossa área de intervenção, as tarefas de decisão, gestão e organização. No segundo capítulo, é apresentado um estudo com o objectivo de investigar se existem diferenças e evoluções de aptidão física nos teste de força e resistência muscular nos jovens do concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, com diferentes níveis socioeconómicos, beneficiários de ASE e não beneficiários. A amostra é constituída por 62 alunos, entre os 15 e 18 anos, sem distinção entre géneros. A avaliação, critério da aptidão física, foi formada transversalmente da bateria de teste de aptidão física do Fitnessgram nos testes de: curl-up e push-up. Relativamente à aptidão física dos alunos beneficiários de ASE no teste de push-up do primeiro para o segundo teste regista-se um retrocesso de em média 9,41. No que se refere à evolução da aptidão física dos alunos SEM ASE regista-se um progresso da aptidão física no teste de curl-up de em média 10,2 do primeiro para o segundo momento, quanto aos push-up em média retrocederam 12,29. A principal conclusão obtida neste estudo é que o factor socioeconómico não tem influência na Aptidão física. |
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A aptidão física e o nível socioeconómico dos jovens com idades dos 15 aos 18 anos no concelho de Ribeira de Pena: a força e resistência muscularEducação físicaEnsino/aprendizagemAptidão físicaParticipação na escolaNível socioeconómicoEste documento tem como objectivo principal retratar todo o processo de estágio, correspondente ao 2º ano de Mestrado do Ensino da educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Como último degrau, em termos académicos da formação inicial do Professor, este estágio pedagógico enquadra-nos na escola como docentes, induzindo harmonizar todas as vivências necessárias para um futuro profissional ligado à Educação e a todos os processos de ensino-aprendizagem correspondentes. O presente relatório, de uma forma ou de outra, procura reflectir sobre cada aspecto do estágio, tentando focar-se em algumas áreas que se tornaram fundamentais pelos desafios que me foram impostos, perante os quais tive que adoptar decisões, de acordo com cada situação exposta. Felizmente, todas as situações foram superadas, tendo sido uma mais-valia na nossa área de intervenção. É fundamental reconsiderar esta reflexão, pois permite estribar e justificar algumas das decisões que podem ser refutadas e que manipularão todo o processo futuro. Não me ficando apenas pelo processo de ensino e tarefas pedagógicas, abordando conjuntamente uma das áreas importantes na nossa área de intervenção, as tarefas de decisão, gestão e organização. No segundo capítulo, é apresentado um estudo com o objectivo de investigar se existem diferenças e evoluções de aptidão física nos teste de força e resistência muscular nos jovens do concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, com diferentes níveis socioeconómicos, beneficiários de ASE e não beneficiários. A amostra é constituída por 62 alunos, entre os 15 e 18 anos, sem distinção entre géneros. A avaliação, critério da aptidão física, foi formada transversalmente da bateria de teste de aptidão física do Fitnessgram nos testes de: curl-up e push-up. Relativamente à aptidão física dos alunos beneficiários de ASE no teste de push-up do primeiro para o segundo teste regista-se um retrocesso de em média 9,41. No que se refere à evolução da aptidão física dos alunos SEM ASE regista-se um progresso da aptidão física no teste de curl-up de em média 10,2 do primeiro para o segundo momento, quanto aos push-up em média retrocederam 12,29. A principal conclusão obtida neste estudo é que o factor socioeconómico não tem influência na Aptidão física.This document aims to withdraw the whole process of fundamental stage, corresponding to the 2nd year of the master's Teaching of the physical education in Basic and High School levels from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. As a last step in academic terms of initial formation the Teacher this pedagogical internship fits in at the school as teachers, inducing to harmonize all the experiences necessary for a professional future connected to education and all corresponding teaching-learning processes. All this report one way or another seek to reflect on every aspect of the stage, trying to focus on some areas that have become fundamental challenges would you propose in order to me and in which I had to take decisions according to each situation exposed, but were overcome and that presented an enormous added value in our existence e area of intervention. It is essential to reconsider this reflection, because it allows some of the decisions and to justify support that can be disproved and that will handle whole process for this add on. Not just by the process of teaching and pedagogical tasks jointly addressing one of the key areas in our area of intervention, decision-making tasks, management and organization. In the second chapter, is a study in order to investigate whether there are differences and evolving physical fitness in muscular strength and endurance test in young people of the municipality of Ribeira de Pena, Vila Real district, with different socio-economic levels, recipients of ASE and non-beneficiaries. The sample consists of 62 students, between 15 and 18 years, without gender distinction. The evaluation criterion of physical fitness was formed across the physical fitness test battery of the Fitnessgram test: curl-up and push-up. As regards the physical fitness of the students benefiting from ASE in the push-up test from the first to the second test there is a throwback to an average of 9.41. Regarding the evolution of the physical fitness of students without ASE register a progress of physical fitness in the curl-up test on average 10.2 from the first to the second point, about the push-up on average retreated 12.29. The main conclusion obtained in this study is that the socio-economic factor has no influence on physical fitness.2016-11-16T10:48:16Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6833porVeloso, Manuel Ernesto Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:15.654426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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