A aptidão física e o nível socioeconómico dos jovens com idades dos 15 aos 18 anos no concelho de Ribeira de Pena: aptidão aeróbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Marco Aurelio Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6878
Resumo: Esta etapa é o culminar de uma formação académica, que foi repleta de aquisições, quer ao nível individual, quer ao nível profissional, marcando distintamente a nossa formação e contribuído para o sucesso, que todos os estudantes desejam alcançar enquanto docentes. Terminada, surge a necessidade de descrever e reflectir sobre todo o trabalho efectuado no decorrer deste ano lectivo. O presente relatório assume então um requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico e, consequentemente, uma meta da nossa formação, que nos permitirá obter o grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. No decorrer deste documento é efectuada uma reflexão sobre as actividades de ensino aprendizagem, no que diz respeito às aprendizagens realizadas como estagiário, ao compromisso com as aprendizagens dos alunos e à inovação nas práticas pedagógicas; às dificuldades e necessidades de formação, mais especificamente em relação às dificuldades sentidas e formas de resolução e às dificuldades a resolver no futuro ou formação contínua; à ética profissional, no que concerne à capacidade de iniciativa e responsabilidade e à importância do trabalho individual e de grupo; às questões dilemáticas; e às conclusões referentes à formação inicial. O objectivo fulcral deste estudo debruça-se na investigação da influência do nível socioeconómico na aptidão física (aptidão aeróbia) dos jovens compreendidos entre os 15 e os 18 anos do concelho de Ribeira de Pena. Participaram no estudo 62 jovens, que foram divididos em dois grupos (N=31), um grupo constituído por jovens beneficiários de Acção Social Escolar (ASE) e outro sem qualquer apoio. Para tal foi avaliada a aptidão aeróbia em dois momentos diferentes, através da aplicação da bateria de teste do Fitnessgram (TheCooperInstitute for Aerobics Research, 2009),o teste de vaivém. Ambos os grupos registaram uma melhoria significativa do primeiro para o segundo teste p≤0,01, sem diferenças entre grupos socioeconómicos. Registou-se uma melhoria na Aptidão física de em média 8,19 no grupo COM ASE e de 8,1 no grupo SEM ASE. Conclui-se que neste caso o nível socioeconómico não influencia a aptidão física.
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No decorrer deste documento é efectuada uma reflexão sobre as actividades de ensino aprendizagem, no que diz respeito às aprendizagens realizadas como estagiário, ao compromisso com as aprendizagens dos alunos e à inovação nas práticas pedagógicas; às dificuldades e necessidades de formação, mais especificamente em relação às dificuldades sentidas e formas de resolução e às dificuldades a resolver no futuro ou formação contínua; à ética profissional, no que concerne à capacidade de iniciativa e responsabilidade e à importância do trabalho individual e de grupo; às questões dilemáticas; e às conclusões referentes à formação inicial. O objectivo fulcral deste estudo debruça-se na investigação da influência do nível socioeconómico na aptidão física (aptidão aeróbia) dos jovens compreendidos entre os 15 e os 18 anos do concelho de Ribeira de Pena. Participaram no estudo 62 jovens, que foram divididos em dois grupos (N=31), um grupo constituído por jovens beneficiários de Acção Social Escolar (ASE) e outro sem qualquer apoio. Para tal foi avaliada a aptidão aeróbia em dois momentos diferentes, através da aplicação da bateria de teste do Fitnessgram (TheCooperInstitute for Aerobics Research, 2009),o teste de vaivém. Ambos os grupos registaram uma melhoria significativa do primeiro para o segundo teste p≤0,01, sem diferenças entre grupos socioeconómicos. Registou-se uma melhoria na Aptidão física de em média 8,19 no grupo COM ASE e de 8,1 no grupo SEM ASE. Conclui-se que neste caso o nível socioeconómico não influencia a aptidão física.This thesis is a culmination step for an academic degree that has fulfilled several skills at personal and professional level since valuable and fundamental distinctions have been acquired either for training and pedagogic purposes. Currently it is time to reflect about all the work that turned out from the period of time gone. Therefore, the present report assumes an essencial requirement for the conclusion of a Master degree in teaching Physical Education at Basic and High School levels. Here, new insights for teaching and learning activities will be discussed; thus, innovated and pedagogical methods focused on students´ motivation will be used in order to overcome inherent difficulties such as the need for formation, more designedly the continuous formation; the professional ethics, with regard to the ability for initiative and responsibility and the importance of individual and team work; controversial issues; and the findings regarding initial formation. The main goal of this study is focused on the influence of socioeconomic research on physical fitness (i.e., aerobic fitness) on youth at Municipality of Ribeira de Pena. For that purpose, 62 young collaborated people with compromised ages between 15 and 18 years old have been sampled and two groups were formed, each of which with N = 31: a group containing young beneficiaries from School Social Action (ASE) and other group without any kind of support. For that, aerobic fitness was evaluated in two different moments through the application of the Fitnessgram test battery (The Cooper Institute for Aerobics Research, 2009), also called the shuttle test. Both groups showed a significant improvement from the first to the second test (p ≤ 0.01) without differences among socio-economic groups. As a final remark, an improvement in physical fitness has been registered at Ribeira de Pena: in average, values of 8.19 for the ASE group and 8.1 for the remaining one. It is concluded that in this case the socio-economic level does not affect the physical fitness.2016-11-21T11:51:45Z2016-11-21T00:00:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6878porBaptista, Marco Aurelio Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:31.865620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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