Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anália Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94437
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_5dc7f806f91da991e52e59cd472482da
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de CastroAutoSTEM Project and Inclusion: Intervention in the Eugénio de Castro School GroupEducação InclusivaProjeto AutoSTEMEducação STEMguided playcriatividadeInclusive EducationAutoSTEM ProjectSTEM Educationguided playcreativityRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório espelha o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular que decorreu no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro, dando ênfase ao projeto de intervenção e à pesquisa desenvolvida. A intervenção dividiu-se em duas vertentes, sendo uma direcionada para a educação inclusiva e a outra, para a colaboração com o Projeto AutoSTEM. A ação na educação inclusiva centrou-se sobretudo no reforço das aprendizagens de alunos/as beneficiantes de apoio psicopedagógico individualizado da responsabilidade dos Centros de Apoio à Aprendizagem. A implementação do Projeto AutoSTEM veio a estender-se a diversas escolas, tendo sido dinamizadas várias atividades até à data de interrupção das atividades letivas. Ainda no âmbito deste projeto desenvolveram-se adaptações de um guião pedagógico de uma das atividades de forma a torná-la acessível a crianças cegas ou de baixa visão. Ambas as intervenções se encontram fundamentadas e descritas no presente relatório, tendo apenas sido efetuada uma avaliação mais formal da implementação do Projeto AutoSTEM. Para além da faceta interventiva, também no âmbito do Projeto AutoSTEM, realizou-se uma investigação que visava compreender o impacto de diferentes tipos de instruções na criatividade da criança, aquando de um contexto de guided play. Esta investigação foi realizada com base nas respostas a questionários, por parte das crianças participantes numa das oficinas do projeto, na observação participante e ainda na análise de produtos.This report reflects the work developed in the scope of the curricular internshipthat took place at the Eugénio de Castro School Group, emphasizing the interventionproject and the research developed.The intervention was divided into two aspects, one directed the inclusiveeducation and the other towards collaboration with the AutoSTEM Project. The actionin inclusive education was mainly focused on reinforcing the learning of studentsbenefiting from individualized psycho-pedagogical support under the responsibility ofthe Learning Support Centers. The implementation of the AutoSTEM Project came to beextended to several schools, with several activities being promoted until the date ofinterruption of teaching activities. Also, within the scope of this project, adaptations ofa pedagogical guide for one of the activities were developed in order to make itaccessible to blind or low vision children. Both interventions are substantiated anddescribed in this report, with only a more formal assessment of the implementation ofthe AutoSTEM Project having been carried out.In addition to the interventionist facet, also within the scope of the AutoSTEMProject, an investigation was carried out to understand the impact of different types ofinstructions on the child's creativity, in the context of guided play. This investigation wascarried out based on the responses to questionnaires, by the children participating inone of the project's workshops, on participant observation and also on product analysis.2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94437http://hdl.handle.net/10316/94437TID:202710653porSantos, Anália Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-08T09:54:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:07.675657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
AutoSTEM Project and Inclusion: Intervention in the Eugénio de Castro School Group
title Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
spellingShingle Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
Santos, Anália Gonçalves
Educação Inclusiva
Projeto AutoSTEM
Educação STEM
guided play
criatividade
Inclusive Education
AutoSTEM Project
STEM Education
guided play
creativity
title_short Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
title_full Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
title_fullStr Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
title_full_unstemmed Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
title_sort Projeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro
author Santos, Anália Gonçalves
author_facet Santos, Anália Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anália Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Projeto AutoSTEM
Educação STEM
guided play
criatividade
Inclusive Education
AutoSTEM Project
STEM Education
guided play
creativity
topic Educação Inclusiva
Projeto AutoSTEM
Educação STEM
guided play
criatividade
Inclusive Education
AutoSTEM Project
STEM Education
guided play
creativity
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94437
http://hdl.handle.net/10316/94437
TID:202710653
url http://hdl.handle.net/10316/94437
identifier_str_mv TID:202710653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134027119067136