Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jessica Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96544
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_e41a073cf9b0d1f3f9aaf62ab5bf9c10
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento ResidencialEducational Intervention in a Residential Care HouseCasa de AcolhimentoProjeto AutoSTEMSuporte SocialResidential Care HouseAutoSTEM ProjectSocial SupportCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoThis report describes the path taken during the curricular internship, within the scope of the last year of the Master's Degree in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This took place in the Residential Care House (CAR) Crescer a Cores, part of the Association of Families of the Tragedy Victims of Entre-os-Rios (AFVTER), located in Castelo de Paiva, Aveiro. In this institution, an intervention project and an investigation were developed, which will be explored in this document. Regarding the intervention project, we can say that it has two aspects. On the one hand, a Program of Study Habits and Methods was developed, called Estudar a Cores, materialized by an Implementation Manual for the Facilitator. The main objective of its creation was to be considered an educational resource for the CAR, which could be promoted by other technicians and in other periods of time. Another side concerns the AutoSTEM Project, which was pioneered in a CAR. It is a project that refers to “moving toys”, that is, it uses play to develop STEM concepts: Sciences, Technologies, Engineering and Mathematics. Furthermore, a small investigation was carried out, with the aim of understanding the perception of social support, by the children and young people in the CAR, and their universe of significant people. It is an investigation that refers to children and young people and to the collaborators present at the time of the study. Fifteen children and young people aged between 9 and 18 participated in the study. Data were obtained using the Satisfaction with Social Support Scale (ESSS), by Ribeiro (2011), which was significantly adapted and added to this specific context, revealing the role that CAR members, as well as family and friends play in their universe.O presente relatório descreve o percurso ao longo do estágio curricular, no âmbito do último ano do Mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este realizou-se na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Crescer a Cores, inserida na Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios (AFVTER), localizada em Castelo de Paiva, Aveiro. Nesta instituição foi desenvolvido um projeto de intervenção e uma investigação, que são apresentados neste documento. No que respeita ao projeto de intervenção, podemos afirmar que este tem duas vertentes. Por um lado, foi desenvolvido um Programa de Hábitos e Métodos de Estudo, designado Estudar a Cores, materializado por um Manual de Implementação para o Dinamizador. O objetivo principal da sua criação foi que se constituísse num recurso educativo para a Casa, que pudesse ser dinamizado por outros técnicos e noutros períodos de tempo. Por outro lado, desenvolveu-se um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, das quais se destaca o Projeto AutoSTEM, cuja implementação numa CAR foi pioneira. É um projeto que envolve a construção de “brinquedos que mexem”, ou seja, recorre ao brincar para desenvolver conceitos STEM (Sciences, Technology, Engeneering, Mathematics): Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática. Ainda, foi realizada uma pequena investigação, com o objetivo de se conhecer a perceção do suporte social, pelas crianças e jovens da CAR, e o seu universo de pessoas significativas. Participaram 15 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e 18 anos, presentes na CAR no momento do estudo. Os dados foram obtidos através da Escala Satisfação com o Suporte Social (ESSS), de Ribeiro (2011), que foi significativamente adaptada e acrescentada a este contexto específico, revelando o papel que assumem os membros da CAR, bem como da família e os amigos no seu universo.2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96544http://hdl.handle.net/10316/96544TID:202793702porAlves, Jessica Mariana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:31:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:46.880108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Educational Intervention in a Residential Care House
title Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
spellingShingle Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Alves, Jessica Mariana Oliveira
Casa de Acolhimento
Projeto AutoSTEM
Suporte Social
Residential Care House
AutoSTEM Project
Social Support
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_full Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_fullStr Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_full_unstemmed Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_sort Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
author Alves, Jessica Mariana Oliveira
author_facet Alves, Jessica Mariana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jessica Mariana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Casa de Acolhimento
Projeto AutoSTEM
Suporte Social
Residential Care House
AutoSTEM Project
Social Support
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Casa de Acolhimento
Projeto AutoSTEM
Suporte Social
Residential Care House
AutoSTEM Project
Social Support
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96544
http://hdl.handle.net/10316/96544
TID:202793702
url http://hdl.handle.net/10316/96544
identifier_str_mv TID:202793702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045845585920