Cultura e cognição: como o estudo da cultura pode contribuir para as ciências cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanenberg, Peter
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8936
Resumo: O presente artigo defende a aproximação de dois campos de estudo: as Ciências Cognitivas e os Estudos de Cultura. No estudo de cultura a dimensão cognitiva merece mais atenção e as Ciências Cognitivas devem considerar mais a dimensão cultural da cognição. As tentativas feitas, p. ex. na chamada neurociência cultural aplicam conceitos de cultura que não estão à altura da complexidade evidenciada nos Estudos de Cultura. Mas estes estudos demostram como a plasticidade cerebral está ao serviço da adaptação cultural. Será que os seres humanos nascem com um “sistema cognitivo de cultura” (L. Talmy)? Quais seriam as estruturas básicas deste sistema, quais os seus limites? Só uma abordagem interdisciplinar que reconhece as condições e a plasticidade cerebrais, por um lado, e a complexidade da(s) cultura(s) e das suas manifestações, por outro lado, vai poder descrever o papel da cultura na cognição.
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