Cultura e cognição: como o estudo da cultura pode contribuir para as ciências cognitivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8936 |
Resumo: | O presente artigo defende a aproximação de dois campos de estudo: as Ciências Cognitivas e os Estudos de Cultura. No estudo de cultura a dimensão cognitiva merece mais atenção e as Ciências Cognitivas devem considerar mais a dimensão cultural da cognição. As tentativas feitas, p. ex. na chamada neurociência cultural aplicam conceitos de cultura que não estão à altura da complexidade evidenciada nos Estudos de Cultura. Mas estes estudos demostram como a plasticidade cerebral está ao serviço da adaptação cultural. Será que os seres humanos nascem com um “sistema cognitivo de cultura” (L. Talmy)? Quais seriam as estruturas básicas deste sistema, quais os seus limites? Só uma abordagem interdisciplinar que reconhece as condições e a plasticidade cerebrais, por um lado, e a complexidade da(s) cultura(s) e das suas manifestações, por outro lado, vai poder descrever o papel da cultura na cognição. |
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Cultura e cognição: como o estudo da cultura pode contribuir para as ciências cognitivasO presente artigo defende a aproximação de dois campos de estudo: as Ciências Cognitivas e os Estudos de Cultura. No estudo de cultura a dimensão cognitiva merece mais atenção e as Ciências Cognitivas devem considerar mais a dimensão cultural da cognição. As tentativas feitas, p. ex. na chamada neurociência cultural aplicam conceitos de cultura que não estão à altura da complexidade evidenciada nos Estudos de Cultura. Mas estes estudos demostram como a plasticidade cerebral está ao serviço da adaptação cultural. Será que os seres humanos nascem com um “sistema cognitivo de cultura” (L. Talmy)? Quais seriam as estruturas básicas deste sistema, quais os seus limites? Só uma abordagem interdisciplinar que reconhece as condições e a plasticidade cerebrais, por um lado, e a complexidade da(s) cultura(s) e das suas manifestações, por outro lado, vai poder descrever o papel da cultura na cognição.Universidade Católica Portuguesa2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8936oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8936Povos e Culturas; n. 18 (2014): O cérebro: o que a ciência nos diz!; 25-380873-592110.34632/povoseculturas.2014.n18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8936https://doi.org/10.34632/povoseculturas.2014.8936https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/8936/8803Direitos de Autor (c) 2014 Peter Hanenberghttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHanenberg, Peter2022-09-22T16:25:57Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:44.834978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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