Dos erros aos acertos : o processo de avaliação na aprendizagem: perspectiva compensatória ou emancipatória?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Rosangela Procópio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13453
Resumo: Esta investigação discorreu sobre as questões: como uma avaliação pode modificar os erros em algo produtivo? Por que os erros e os acertos não são as premissas mais importantes no momento de se avaliar? Se o próprio sujeito é o protagonista de sua aprendizagem, então por que as autocorreções não são uma prática contínua e permanente no processo de ensino e aprendizagem? Qual a relevância da avaliação compensatória voltada para uma educação que almeja à emancipação? A problemática diz respeito aos erros e acertos no processo de aprendizagem na alfabetização, se é compensatória ou emancipatória. O objetivo: verificar nas concepções e nas percepções das práticas dos docentes do 1.º Ciclo como uma avaliação pode modificar os erros em algo produtivo. A metodologia qualitativa, por entrevistas de dois tipos: individuais e focus group. Com os resultados interpretamos que na atualidade dessas realidades investigadas, duas unidades escolares no Brasil, ficam latentes que a formação docente está mais tendenciosa para a prática da avaliação emancipatória, porém o sistema educacional emperra a possibilidade de concretude dessa avaliação, levando as práticas compensatória. Finalizamos indagando: haverá possibilidade do sistema educacional, algum dia, promover realmente condições de emancipação?
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