Processos criativos: a importância do olhar

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26
Summary: Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto.
id RCAP_5de4b9101008ec8e4fc7b5970e8e5a6d
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos criativos: a importância do olharPesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2013-03-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 24-32Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 N.º 1 (2013); 24-322182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26/26Silva, Ana Maria Garcia Nolasco dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:25Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:26.629191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos criativos: a importância do olhar
title Processos criativos: a importância do olhar
spellingShingle Processos criativos: a importância do olhar
Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
title_short Processos criativos: a importância do olhar
title_full Processos criativos: a importância do olhar
title_fullStr Processos criativos: a importância do olhar
title_full_unstemmed Processos criativos: a importância do olhar
title_sort Processos criativos: a importância do olhar
author Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
author_facet Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
description Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26/26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 24-32
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 N.º 1 (2013); 24-32
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452360953856