Processos criativos: a importância do olhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26 |
Resumo: | Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto. |
id |
RCAP_5de4b9101008ec8e4fc7b5970e8e5a6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos criativos: a importância do olharPesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2013-03-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 24-32Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 N.º 1 (2013); 24-322182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26/26Silva, Ana Maria Garcia Nolasco dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:25Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:26.629191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos criativos: a importância do olhar |
title |
Processos criativos: a importância do olhar |
spellingShingle |
Processos criativos: a importância do olhar Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da |
title_short |
Processos criativos: a importância do olhar |
title_full |
Processos criativos: a importância do olhar |
title_fullStr |
Processos criativos: a importância do olhar |
title_full_unstemmed |
Processos criativos: a importância do olhar |
title_sort |
Processos criativos: a importância do olhar |
author |
Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da |
author_facet |
Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da |
description |
Pesquisas realizadas recentemente salientam o papel desempenhado pelas emoções no cerne dos processos cognitivos e, em particular, na criatividade, entendendo esta não como uma faculdade mas como um processo complexo e dinâmico, dependente de vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Paralelamente, a abordagem pedagógica no domínio das artes modificou-se consideravelmente desde os anos 80, desviando a atenção da produção para o processo de conhecimento e o seu conteúdo. Essa alteração levou a uma mudança de paradigma: em vez de se introduzir cegamente os alunos nos detalhes e métodos da produção artística, isolando estes do seu contexto social, procura-se agora despertar neles o olhar estético. Como em Duchamp, tenta-se alcançar uma viragem qualitiva, do objeto para o contexto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-31T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/26/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 24-32 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 No. 1 (2013); 24-32 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 3 N.º 1 (2013); 24-32 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452360953856 |