A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7597 |
Resumo: | Trabalho apresentado para efeitos de obtenção do Título de Especialista – CNAEF 811 – Hotelaria e Restauração, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Politécnico de Leiria, no dia 23 de junho de 2021. Teve como arguentes os Doutores: Luís M.M. Correia, Antero C. Jacinto, António M.H. Fernandes, Raúl dos S.R. Ferreira e a Doutora Carla Isabel Santos de Sousa Bento. |
id |
RCAP_5de588cfb555f57ae15eb0be404a1194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticasChefe de receçãoReceçãoReservasMotivaçãoRecursos humanosSector hoteleiroHead of receptionReceptionReservationsMotivationHuman resourcesHotel sectorTrabalho apresentado para efeitos de obtenção do Título de Especialista – CNAEF 811 – Hotelaria e Restauração, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Politécnico de Leiria, no dia 23 de junho de 2021. Teve como arguentes os Doutores: Luís M.M. Correia, Antero C. Jacinto, António M.H. Fernandes, Raúl dos S.R. Ferreira e a Doutora Carla Isabel Santos de Sousa Bento.A motivação dos colaboradores da receção de um hotel – uma proposta de boas práticas é um trabalho desenvolvido no âmbito de atribuição do Título de Especialista segundo o CNAEF área 811: Hotelaria e Restauração, cuja base assenta no departamento da receção do Your Hotel & SPA Alcobaça, um hotel de 4 estrelas onde desempenhei a função de chefe de receção, ao longo de catorze anos. O presente trabalho tem como objetivo compreendera receção e todas as suas funções, responsabilidades, métodos de trabalho e de organização, assim como o papel de um chefe de receção como gestor da sua equipa, expectativas, motivação e envolvimento da mesma no cumprimento dos objetivos estipulados pela direção, e apresentar soluções de boas práticas de motivação para a equipa. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No capítulo 1 apresenta-se uma revisão da literatura no âmbito da hotelaria, a evolução histórica do Your Hotel & SPA assim como os seus recursos humanos, e a organização operacional da receção. No capítulo 2 apresenta-se o chefe de receção, as suas funções, responsabilidades e competências. Por último, o capítulo 3 relativo ao caso prático no Your Hotel & SPA com uma proposta de implementação de boas práticas ao nível da motivação para a equipa de front e back office.The motivation of the hotel front desk employees - a proposal of good practices is a work developed within the scope of attribution of the Title of Specialist according to the CNAEF area 811: Hotelaria e Restauração, based on the Your Hotel & SPA’s reception department a 4-star hotel where I served as front desk manager, for fourteen years. The present work aims to cover the reception and all its functions, responsibilities, working methods and organization, as well as the role of a front desk manager as supervisor of his team, expectations, motivation and involvement in meeting the objectives stipulated by the management, and to present solutions of good motivation practices. The present work is divided into three chapters. Chapter 1 presents a literature review in the field of hospitality, the historical evolution of Your Hotel & SPA as well as its human resources, and the operational organization of the reception. Chapter 2 presents the front desk manager functions, responsibilities and competencies. Finally, chapter 3 on the practical case at Your Hotel & SPA with a proposal to implement good practices in terms of motivation for the front and back-office team.IC-OnlineReis, Fátima Bento dos2022-09-05T10:14:21Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7597porReis, F.B. (2020). A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas [Não publicado]. Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Marinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:23:23Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:23:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
title |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
spellingShingle |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas Reis, Fátima Bento dos Chefe de receção Receção Reservas Motivação Recursos humanos Sector hoteleiro Head of reception Reception Reservations Motivation Human resources Hotel sector |
title_short |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
title_full |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
title_fullStr |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
title_full_unstemmed |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
title_sort |
A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas |
author |
Reis, Fátima Bento dos |
author_facet |
Reis, Fátima Bento dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Fátima Bento dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chefe de receção Receção Reservas Motivação Recursos humanos Sector hoteleiro Head of reception Reception Reservations Motivation Human resources Hotel sector |
topic |
Chefe de receção Receção Reservas Motivação Recursos humanos Sector hoteleiro Head of reception Reception Reservations Motivation Human resources Hotel sector |
description |
Trabalho apresentado para efeitos de obtenção do Título de Especialista – CNAEF 811 – Hotelaria e Restauração, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Politécnico de Leiria, no dia 23 de junho de 2021. Teve como arguentes os Doutores: Luís M.M. Correia, Antero C. Jacinto, António M.H. Fernandes, Raúl dos S.R. Ferreira e a Doutora Carla Isabel Santos de Sousa Bento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-09-05T10:14:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7597 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, F.B. (2020). A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas [Não publicado]. Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547283327090688 |