Knowledge and interaction through diverse lenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Markova, Ivana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/280
Resumo: The concepts like knowledge and interaction have acquired many different meanings in human and social sciences and consequently, the knowledge construction in cognitive science, computing, socio-biology and dialogicality refers to diverse processes. This article draws attention to such diversities in meanings of knowledge and interaction and to their ontologies. It first discusses the Cartesian, connectivist and neuro-biological approaches to knowledge and processing of information. It then presents a dialogical theory of knowledge based on the Ego-Alter interaction. It argues that knowledge is co-constructed jointly by the Ego-Alter, leading to the epistemological triadic relation the Ego-Alter-Object. Dialogical theory brings communication into the centre of the theory of knowledge. The last part of the paper discusses the construction of knowledge in and through communication genres, giving as examples persuasion and argumentation. - Conceitos como conhecimento e interacção têm assumido muitos sentidos diferentes nas ciências humanas e sociais e, consequentemente, a construção do conhecimento em ciência cognitiva, computação, sócio-biologia e dialogicalidade refere-se a diversos processos. Este artigo chama a atenção para estas diversidades nos sentidos do conhecimento e da interacção e para as suas ontologias. Começa por discutir as abordagens do conhecimento e processamento de informação Cartesianas, associacionistas e neuro-biológicas. Apresenta, em seguida, a teoria dialógica do conhecimento, baseada na interacção Ego-Alter. Assume que o conhecimento é co-construído conjuntamente pelo Ego-Alter, levando à relação triádica epistemológica Ego-Alter-Objecto. A teoria dialógica traz a comunicação para o centro da teoria do conhecimento. A última parte deste artigo discute a construção do conhecimento em e através dos estilos de comunicação, dando como exemplos a persuasão e a argumentação.
id RCAP_5de80444b583398b302d5cc182b38d4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Knowledge and interaction through diverse lensesKnowledgeInteractionDialogicalityEgo-AlterEgo-Alter-ObjectCommunication genreThe concepts like knowledge and interaction have acquired many different meanings in human and social sciences and consequently, the knowledge construction in cognitive science, computing, socio-biology and dialogicality refers to diverse processes. This article draws attention to such diversities in meanings of knowledge and interaction and to their ontologies. It first discusses the Cartesian, connectivist and neuro-biological approaches to knowledge and processing of information. It then presents a dialogical theory of knowledge based on the Ego-Alter interaction. It argues that knowledge is co-constructed jointly by the Ego-Alter, leading to the epistemological triadic relation the Ego-Alter-Object. Dialogical theory brings communication into the centre of the theory of knowledge. The last part of the paper discusses the construction of knowledge in and through communication genres, giving as examples persuasion and argumentation. - Conceitos como conhecimento e interacção têm assumido muitos sentidos diferentes nas ciências humanas e sociais e, consequentemente, a construção do conhecimento em ciência cognitiva, computação, sócio-biologia e dialogicalidade refere-se a diversos processos. Este artigo chama a atenção para estas diversidades nos sentidos do conhecimento e da interacção e para as suas ontologias. Começa por discutir as abordagens do conhecimento e processamento de informação Cartesianas, associacionistas e neuro-biológicas. Apresenta, em seguida, a teoria dialógica do conhecimento, baseada na interacção Ego-Alter. Assume que o conhecimento é co-construído conjuntamente pelo Ego-Alter, levando à relação triádica epistemológica Ego-Alter-Objecto. A teoria dialógica traz a comunicação para o centro da teoria do conhecimento. A última parte deste artigo discute a construção do conhecimento em e através dos estilos de comunicação, dando como exemplos a persuasão e a argumentação.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMarkova, Ivana2010-11-23T16:08:38Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/280engMARKOVA, Ivana - Knowledge and interaction through diverse lenses. Revista Interacções. Nº7 (2007), p.7-291646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:55.083417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Knowledge and interaction through diverse lenses
title Knowledge and interaction through diverse lenses
spellingShingle Knowledge and interaction through diverse lenses
Markova, Ivana
Knowledge
Interaction
Dialogicality
Ego-Alter
Ego-Alter-Object
Communication genre
title_short Knowledge and interaction through diverse lenses
title_full Knowledge and interaction through diverse lenses
title_fullStr Knowledge and interaction through diverse lenses
title_full_unstemmed Knowledge and interaction through diverse lenses
title_sort Knowledge and interaction through diverse lenses
author Markova, Ivana
author_facet Markova, Ivana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Markova, Ivana
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledge
Interaction
Dialogicality
Ego-Alter
Ego-Alter-Object
Communication genre
topic Knowledge
Interaction
Dialogicality
Ego-Alter
Ego-Alter-Object
Communication genre
description The concepts like knowledge and interaction have acquired many different meanings in human and social sciences and consequently, the knowledge construction in cognitive science, computing, socio-biology and dialogicality refers to diverse processes. This article draws attention to such diversities in meanings of knowledge and interaction and to their ontologies. It first discusses the Cartesian, connectivist and neuro-biological approaches to knowledge and processing of information. It then presents a dialogical theory of knowledge based on the Ego-Alter interaction. It argues that knowledge is co-constructed jointly by the Ego-Alter, leading to the epistemological triadic relation the Ego-Alter-Object. Dialogical theory brings communication into the centre of the theory of knowledge. The last part of the paper discusses the construction of knowledge in and through communication genres, giving as examples persuasion and argumentation. - Conceitos como conhecimento e interacção têm assumido muitos sentidos diferentes nas ciências humanas e sociais e, consequentemente, a construção do conhecimento em ciência cognitiva, computação, sócio-biologia e dialogicalidade refere-se a diversos processos. Este artigo chama a atenção para estas diversidades nos sentidos do conhecimento e da interacção e para as suas ontologias. Começa por discutir as abordagens do conhecimento e processamento de informação Cartesianas, associacionistas e neuro-biológicas. Apresenta, em seguida, a teoria dialógica do conhecimento, baseada na interacção Ego-Alter. Assume que o conhecimento é co-construído conjuntamente pelo Ego-Alter, levando à relação triádica epistemológica Ego-Alter-Objecto. A teoria dialógica traz a comunicação para o centro da teoria do conhecimento. A última parte deste artigo discute a construção do conhecimento em e através dos estilos de comunicação, dando como exemplos a persuasão e a argumentação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-11-23T16:08:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/280
url http://hdl.handle.net/10400.15/280
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv MARKOVA, Ivana - Knowledge and interaction through diverse lenses. Revista Interacções. Nº7 (2007), p.7-29
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020239413248