Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000100006 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para alunos do Ensino Profissionalizante (EAVAP-EP). Esta escala foi adaptada do contexto do ensino fundamental para o ensino profissionalizante por meio de um estudo focal com cinco professores e 11 alunos. A evidência de validade de conteúdo da EAVAP-EP foi investigada mediante a análise de seis juízes especialistas e estudo piloto com 24 alunos que indicaram a representatividade e a compreensão dos itens adaptados. A evidência de validade baseada na estrutura interna da EAVAP-EP foi obtida com uma amostra de 401 alunos. A análise de componentes principais indicou a variância explicada de 31,37% da escala. Os 28 itens foram distribuídos em três dimensões: cognitivas, metacognitivas e metacognitivas disfuncionais, com cargas fatoriais acima de 0,30. Verificou-se, ainda, a estimativa de fidedignidade da EAVAP-EP (escala total: ± = 0,86). Sugere-se a utilização da EAVAP-EP no contexto do ensino profissionalizante e a continuidade das pesquisas com o instrumento. |
id |
RCAP_5dee6ff83707ef1932bd76b9aa74ae94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872020000100006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricosestratégias cognitivasestratégias metacognitivasavaliação psicoeducacionalO objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para alunos do Ensino Profissionalizante (EAVAP-EP). Esta escala foi adaptada do contexto do ensino fundamental para o ensino profissionalizante por meio de um estudo focal com cinco professores e 11 alunos. A evidência de validade de conteúdo da EAVAP-EP foi investigada mediante a análise de seis juízes especialistas e estudo piloto com 24 alunos que indicaram a representatividade e a compreensão dos itens adaptados. A evidência de validade baseada na estrutura interna da EAVAP-EP foi obtida com uma amostra de 401 alunos. A análise de componentes principais indicou a variância explicada de 31,37% da escala. Os 28 itens foram distribuídos em três dimensões: cognitivas, metacognitivas e metacognitivas disfuncionais, com cargas fatoriais acima de 0,30. Verificou-se, ainda, a estimativa de fidedignidade da EAVAP-EP (escala total: ± = 0,86). Sugere-se a utilização da EAVAP-EP no contexto do ensino profissionalizante e a continuidade das pesquisas com o instrumento.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000100006Revista Portuguesa de Educação v.33 n.1 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000100006Pereira,Carla Priscila da SilvaSantos,Acácia Aparecida Angeli dosFerraz,Adriana Saticoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:05Zoai:scielo:S0871-91872020000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:28.433100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
title |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
spellingShingle |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos Pereira,Carla Priscila da Silva estratégias cognitivas estratégias metacognitivas avaliação psicoeducacional |
title_short |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
title_full |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
title_fullStr |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
title_full_unstemmed |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
title_sort |
Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem (Ensino Profissionalizante): Adaptação e Estudos Psicométricos |
author |
Pereira,Carla Priscila da Silva |
author_facet |
Pereira,Carla Priscila da Silva Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Ferraz,Adriana Satico |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Ferraz,Adriana Satico |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Carla Priscila da Silva Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Ferraz,Adriana Satico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégias cognitivas estratégias metacognitivas avaliação psicoeducacional |
topic |
estratégias cognitivas estratégias metacognitivas avaliação psicoeducacional |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para alunos do Ensino Profissionalizante (EAVAP-EP). Esta escala foi adaptada do contexto do ensino fundamental para o ensino profissionalizante por meio de um estudo focal com cinco professores e 11 alunos. A evidência de validade de conteúdo da EAVAP-EP foi investigada mediante a análise de seis juízes especialistas e estudo piloto com 24 alunos que indicaram a representatividade e a compreensão dos itens adaptados. A evidência de validade baseada na estrutura interna da EAVAP-EP foi obtida com uma amostra de 401 alunos. A análise de componentes principais indicou a variância explicada de 31,37% da escala. Os 28 itens foram distribuídos em três dimensões: cognitivas, metacognitivas e metacognitivas disfuncionais, com cargas fatoriais acima de 0,30. Verificou-se, ainda, a estimativa de fidedignidade da EAVAP-EP (escala total: ± = 0,86). Sugere-se a utilização da EAVAP-EP no contexto do ensino profissionalizante e a continuidade das pesquisas com o instrumento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000100006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.33 n.1 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275772141568 |