Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2820
Resumo: A relação professor-aluno desempenha um papel essencial no que toca ao sucesso académico e ao desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de autorregulação (Patrício, Barata, Calheiros & Graça, 2015), embora tal possa depender da qualidade com que é estabelecida. Contudo, a perspetiva do aluno sobre a avaliação deste relacionamento tenha sido negligenciada. O objetivo deste estudo foi analisar a perspetiva do aluno acerca da sua relação com os professores nas dimensões de proximidade e conflito e em que medida esta perspetiva influencia o tipo de comportamento social do aluno para com os seus pares. Os resultados obtidos neste estudo estão alinhados a estudos anteriores, que consideram que relações conflituosas entre o professor e o aluno se encontram associadas a uma maior prática de comportamentos de externalização (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) e que relações próximas entre professor-aluno estão associadas a comportamentos prossociais mais frequentes com os pares (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). O presente estudo vem demonstrar que a perspetiva do aluno, relativamente à sua relação com os professores, é um fator importante visto que a forma como este perceciona a relação com os professores irá influenciar, positiva ou negativamente, o modo como o aluno se comporta para com os seus pares.
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