Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2820 |
Resumo: | A relação professor-aluno desempenha um papel essencial no que toca ao sucesso académico e ao desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de autorregulação (Patrício, Barata, Calheiros & Graça, 2015), embora tal possa depender da qualidade com que é estabelecida. Contudo, a perspetiva do aluno sobre a avaliação deste relacionamento tenha sido negligenciada. O objetivo deste estudo foi analisar a perspetiva do aluno acerca da sua relação com os professores nas dimensões de proximidade e conflito e em que medida esta perspetiva influencia o tipo de comportamento social do aluno para com os seus pares. Os resultados obtidos neste estudo estão alinhados a estudos anteriores, que consideram que relações conflituosas entre o professor e o aluno se encontram associadas a uma maior prática de comportamentos de externalização (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) e que relações próximas entre professor-aluno estão associadas a comportamentos prossociais mais frequentes com os pares (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). O presente estudo vem demonstrar que a perspetiva do aluno, relativamente à sua relação com os professores, é um fator importante visto que a forma como este perceciona a relação com os professores irá influenciar, positiva ou negativamente, o modo como o aluno se comporta para com os seus pares. |
id |
RCAP_b74a1d1828a27910a01d659b27fd493e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/2820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do alunoProfessorAlunoRelaçãoComportamentos agressivosComportamentos prossociaisTeacherStudentRelationshipAgressive BehaviourProsocial BehaviourPsychologyA relação professor-aluno desempenha um papel essencial no que toca ao sucesso académico e ao desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de autorregulação (Patrício, Barata, Calheiros & Graça, 2015), embora tal possa depender da qualidade com que é estabelecida. Contudo, a perspetiva do aluno sobre a avaliação deste relacionamento tenha sido negligenciada. O objetivo deste estudo foi analisar a perspetiva do aluno acerca da sua relação com os professores nas dimensões de proximidade e conflito e em que medida esta perspetiva influencia o tipo de comportamento social do aluno para com os seus pares. Os resultados obtidos neste estudo estão alinhados a estudos anteriores, que consideram que relações conflituosas entre o professor e o aluno se encontram associadas a uma maior prática de comportamentos de externalização (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) e que relações próximas entre professor-aluno estão associadas a comportamentos prossociais mais frequentes com os pares (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). O presente estudo vem demonstrar que a perspetiva do aluno, relativamente à sua relação com os professores, é um fator importante visto que a forma como este perceciona a relação com os professores irá influenciar, positiva ou negativamente, o modo como o aluno se comporta para com os seus pares.The teacher-student relationship plays an essential role in academic achievement and in the development of social, behavioral and self-regulation skills (Patrício, Barata, Calheiros, & Graça, 2015), but this may depend on the quality with which this relationship is established. Nevertheless, the student's view of the evaluation of this relationship has been neglected. The aim of this study was to analyze the student's perspective about their relationship with teachers in the dimensions of proximity and conflict and to what extent this perspective influences the type of student's social behavior towards their peers. The results obtained in this study are aligned with previous studies, which consider that conflicting relationships between the teacher and the student are associated with a greater practice of externalizing behaviors (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) and that close relationships between teacherstudent are associated with more frequent prossocial behaviors with peers (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). This study demonstrates that the student's perspective regarding their relationship with teachers is an important factor since the way the student perceives the relationship with teachers will positively or negatively influence the way the he/she behaves towards his/her peers.2019-07-24T09:41:03Z2019-07-242019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMaia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820http://hdl.handle.net/11328/2820Maia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820http://hdl.handle.net/11328/2820TID:202266150enghttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiarreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:04:47Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:09.410029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
title |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
spellingShingle |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno Maia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar Professor Aluno Relação Comportamentos agressivos Comportamentos prossociais Teacher Student Relationship Agressive Behaviour Prosocial Behaviour Psychology |
title_short |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
title_full |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
title_fullStr |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
title_full_unstemmed |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
title_sort |
Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno |
author |
Maia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar |
author_facet |
Maia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Aluno Relação Comportamentos agressivos Comportamentos prossociais Teacher Student Relationship Agressive Behaviour Prosocial Behaviour Psychology |
topic |
Professor Aluno Relação Comportamentos agressivos Comportamentos prossociais Teacher Student Relationship Agressive Behaviour Prosocial Behaviour Psychology |
description |
A relação professor-aluno desempenha um papel essencial no que toca ao sucesso académico e ao desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de autorregulação (Patrício, Barata, Calheiros & Graça, 2015), embora tal possa depender da qualidade com que é estabelecida. Contudo, a perspetiva do aluno sobre a avaliação deste relacionamento tenha sido negligenciada. O objetivo deste estudo foi analisar a perspetiva do aluno acerca da sua relação com os professores nas dimensões de proximidade e conflito e em que medida esta perspetiva influencia o tipo de comportamento social do aluno para com os seus pares. Os resultados obtidos neste estudo estão alinhados a estudos anteriores, que consideram que relações conflituosas entre o professor e o aluno se encontram associadas a uma maior prática de comportamentos de externalização (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) e que relações próximas entre professor-aluno estão associadas a comportamentos prossociais mais frequentes com os pares (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). O presente estudo vem demonstrar que a perspetiva do aluno, relativamente à sua relação com os professores, é um fator importante visto que a forma como este perceciona a relação com os professores irá influenciar, positiva ou negativamente, o modo como o aluno se comporta para com os seus pares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-24T09:41:03Z 2019-07-24 2019-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Maia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820 http://hdl.handle.net/11328/2820 Maia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820 http://hdl.handle.net/11328/2820 TID:202266150 |
identifier_str_mv |
Maia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820 TID:202266150 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134951444054016 |