Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Diogo Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11014
Resumo: O presente Relatório de Estágio, elaborado na escola Básica e Secundária de Pinheiro, foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a minha prestação enquanto professor estagiário de Educação Física, fornecendo-me experiência para melhorar ao longo deste ano letivo de 2020/2021. Foi elaborado como parte integrante da avaliação curricular do Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico revela ser de enorme importância uma vez que é onde se coloca o conhecimento académico que foi adquirido ao longo do curso em prática. Todos os ensinamentos/aprendizagens são postos em prática no Estágio, sendo assim a primeira experiência profissional num contexto de prática real, na escola, fora da Universidade. (Batista et al., 2012). Assim, neste relatório, tenho como objetivo transmitir os conhecimentos obtidos ao longo do Estágio, transmitindo quais foram as minhas maiores dificuldades como professor estagiário de Educação Física de forma a referir quais os recursos, estratégias e planos utilizados para as diversas áreas de intervenção em que estive presente. A lecionação a várias turmas, todas elas com caraterísticas próprias, fez com que este ano fosse ainda mais enriquecedor. Foi preciso saber ajustar-me a cada uma das turmas, tentando sempre ter uma docência melhor a cada dia de forma a tornar as aulas interessantes e motivadoras para todos os alunos de cada uma das turmas. A Pandemia da SARS-CoV-2, tornou este um ano atípico no que diz respeito à lecionação de aulas de Educação Física, fazendo com que fosse necessária uma reinvenção por parte dos professores. Com isto, foi possível retirar inúmeros aspetos positivos tais como o aumento da criatividade no que diz respeito à prática de exercício físico em casa e do improviso no que diz respeito a problemas que iam surgindo devido ao ensino à distância. Por fim, a pandemia poderia vir a colocar a Educação Física ainda mais de parte na nossa sociedade, mas, com o empenho de todos, fez sim com que os profissionais ligados ao exercício físico se conseguissem reinventar e agir em conformidade com as circunstâncias, sem nunca voltar as costas ao problema (Loch et al., 2020). Deste ano de estágio, vivenciei um conjunto diverso de experiências que me proporcionaram aprender e adquirir competências essenciais para o meu futuro profissional enquanto professor de Educação Física.
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Assim, neste relatório, tenho como objetivo transmitir os conhecimentos obtidos ao longo do Estágio, transmitindo quais foram as minhas maiores dificuldades como professor estagiário de Educação Física de forma a referir quais os recursos, estratégias e planos utilizados para as diversas áreas de intervenção em que estive presente. A lecionação a várias turmas, todas elas com caraterísticas próprias, fez com que este ano fosse ainda mais enriquecedor. Foi preciso saber ajustar-me a cada uma das turmas, tentando sempre ter uma docência melhor a cada dia de forma a tornar as aulas interessantes e motivadoras para todos os alunos de cada uma das turmas. A Pandemia da SARS-CoV-2, tornou este um ano atípico no que diz respeito à lecionação de aulas de Educação Física, fazendo com que fosse necessária uma reinvenção por parte dos professores. Com isto, foi possível retirar inúmeros aspetos positivos tais como o aumento da criatividade no que diz respeito à prática de exercício físico em casa e do improviso no que diz respeito a problemas que iam surgindo devido ao ensino à distância. Por fim, a pandemia poderia vir a colocar a Educação Física ainda mais de parte na nossa sociedade, mas, com o empenho de todos, fez sim com que os profissionais ligados ao exercício físico se conseguissem reinventar e agir em conformidade com as circunstâncias, sem nunca voltar as costas ao problema (Loch et al., 2020). Deste ano de estágio, vivenciei um conjunto diverso de experiências que me proporcionaram aprender e adquirir competências essenciais para o meu futuro profissional enquanto professor de Educação Física.This Internship Report, prepared in the Basic and Secondary School of Pinheiro, was developed with the objective of improving my performance as a trainee teacher of physical education, providing me experience to improve throughout this school year 2020/2021. It was elaborated as an integral part of the curricular evaluation of the Pedagogical Internship inserted in the scope of the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in basic and secondary education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The Pedagogical Internship proves to be important since it is where the academic knowledge that was acquired throughout the course in practice is placed. All teachings/learnings are put into practice in the Internship, thus being the first professional experience in a context of real practice, at school, outside the University. (Batista et al., 2012). Thus, in this report, I aim to transmit the knowledge obtained throughout the Internship, transmitting what were my difficulties as an intern teacher of Physical Education in order to mention the resources, strategies and plans used for the various areas of intervention in which I was present. The teaching in several classes, all of them with their own characteristics, made this year even more enriching. It was necessary to know how to adjust to each of the classes, always trying to have a better teaching every day in order to make the classes interesting and motivating for all the students of each of the classes. The SARS-CoV-2 Pandemic has made this an atypical year when it comes to teaching Physical Education classes, making it necessary for teachers to reinvention. With this, it was possible to remove several positive as the increased creativity with regard to the practice of physical exercise at home and improvise with regard to problems that were emerging due to distance learning. Finally, the pandemic could put Physical Education even more aside in our society, but with the commitment of all, it has made professionals linked to physical exercise able to reinvent themselves and act in accordance with the circumstances, without ever turning their backs on the problem (Loch et al., 2020). From this year of internship, I experienced a diverse set of experiences that provided me to learn and acquire essential skills for my future professional as a physical education teacher.2022-02-08T14:57:03Z2021-10-14T00:00:00Z2021-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11014porPereira, José Diogo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:46.129464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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