Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro Miguel Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11033
Resumo: O presente documento visa projetar a minha experiência como professor estagiário durante este ano letivo, 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na Escola Básica e Secundário do Pinheiro estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na universidade. Este documento tem como objetivo descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado durante o ano letivo. Para além da componente letiva, serão abordadas também as componentes não letivas, como planeamento das atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as estratégias utilizadas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante referir a importância que o Estágio apresenta na formação dos professores, uma vez que oferece uma plataforma e permite ao professor estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos, em anos anteriores, em prática, sendo agora num contexto real. Através das dificuldades encontradas, o professor irá conseguir crescer e desenvolver novas competências que no futuro o irá ajudar a ser um melhor profissional.
id RCAP_0dea66ae85314374bd20ae05cf67a376
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoEducação FísicaO presente documento visa projetar a minha experiência como professor estagiário durante este ano letivo, 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na Escola Básica e Secundário do Pinheiro estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na universidade. Este documento tem como objetivo descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado durante o ano letivo. Para além da componente letiva, serão abordadas também as componentes não letivas, como planeamento das atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as estratégias utilizadas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante referir a importância que o Estágio apresenta na formação dos professores, uma vez que oferece uma plataforma e permite ao professor estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos, em anos anteriores, em prática, sendo agora num contexto real. Através das dificuldades encontradas, o professor irá conseguir crescer e desenvolver novas competências que no futuro o irá ajudar a ser um melhor profissional.This document aims to project my experience as a trainee teacher during this academic year, 2020/2021, destined to the Pedagogical Internship, inserted in the scope of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the University of Trás – os – Montes and Alto Douro. The internship was carried out at the Basic and Secondary School of Pinheiro, accompanied by the Cooperating Professor João Paulo Ferreira at the school and by Advisor Professor Luís Vaz at the university. This document aims to describe and reflect everything that was accomplished during the school year. In addition to the reaching component, non – teaching components will also be addressed, such as planning extracurricular activities, class balance sheets, class observations, as well as the strategies used to overcome some difficulties experienced during the internship. Finally, i tis relevant to mention the importance that the internship presents in the training of teachers, since it offers a platform and allows the trainee teacher to apply the knowledge acquired in previous years, in practice, now being in a real context. Through the difficulties encountered, the teacher will be able to grow and develop new skills that in the future will help him to be a better professional.2022-02-21T11:32:06Z2021-10-18T00:00:00Z2021-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11033TID:202918351porReis, Pedro Miguel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:02.476282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Reis, Pedro Miguel Oliveira
Estágio pedagógico
Educação Física
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Reis, Pedro Miguel Oliveira
author_facet Reis, Pedro Miguel Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro Miguel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação Física
topic Estágio pedagógico
Educação Física
description O presente documento visa projetar a minha experiência como professor estagiário durante este ano letivo, 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na Escola Básica e Secundário do Pinheiro estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na universidade. Este documento tem como objetivo descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado durante o ano letivo. Para além da componente letiva, serão abordadas também as componentes não letivas, como planeamento das atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as estratégias utilizadas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante referir a importância que o Estágio apresenta na formação dos professores, uma vez que oferece uma plataforma e permite ao professor estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos, em anos anteriores, em prática, sendo agora num contexto real. Através das dificuldades encontradas, o professor irá conseguir crescer e desenvolver novas competências que no futuro o irá ajudar a ser um melhor profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18T00:00:00Z
2021-10-18
2022-02-21T11:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11033
TID:202918351
url http://hdl.handle.net/10348/11033
identifier_str_mv TID:202918351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137094569820160