Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11033 |
Resumo: | O presente documento visa projetar a minha experiência como professor estagiário durante este ano letivo, 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na Escola Básica e Secundário do Pinheiro estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na universidade. Este documento tem como objetivo descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado durante o ano letivo. Para além da componente letiva, serão abordadas também as componentes não letivas, como planeamento das atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as estratégias utilizadas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante referir a importância que o Estágio apresenta na formação dos professores, uma vez que oferece uma plataforma e permite ao professor estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos, em anos anteriores, em prática, sendo agora num contexto real. Através das dificuldades encontradas, o professor irá conseguir crescer e desenvolver novas competências que no futuro o irá ajudar a ser um melhor profissional. |
id |
RCAP_0dea66ae85314374bd20ae05cf67a376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoEducação FísicaO presente documento visa projetar a minha experiência como professor estagiário durante este ano letivo, 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na Escola Básica e Secundário do Pinheiro estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na universidade. Este documento tem como objetivo descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado durante o ano letivo. Para além da componente letiva, serão abordadas também as componentes não letivas, como planeamento das atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as estratégias utilizadas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante referir a importância que o Estágio apresenta na formação dos professores, uma vez que oferece uma plataforma e permite ao professor estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos, em anos anteriores, em prática, sendo agora num contexto real. Através das dificuldades encontradas, o professor irá conseguir crescer e desenvolver novas competências que no futuro o irá ajudar a ser um melhor profissional.This document aims to project my experience as a trainee teacher during this academic year, 2020/2021, destined to the Pedagogical Internship, inserted in the scope of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the University of Trás – os – Montes and Alto Douro. The internship was carried out at the Basic and Secondary School of Pinheiro, accompanied by the Cooperating Professor João Paulo Ferreira at the school and by Advisor Professor Luís Vaz at the university. This document aims to describe and reflect everything that was accomplished during the school year. In addition to the reaching component, non – teaching components will also be addressed, such as planning extracurricular activities, class balance sheets, class observations, as well as the strategies used to overcome some difficulties experienced during the internship. Finally, i tis relevant to mention the importance that the internship presents in the training of teachers, since it offers a platform and allows the trainee teacher to apply the knowledge acquired in previous years, in practice, now being in a real context. Through the difficulties encountered, the teacher will be able to grow and develop new skills that in the future will help him to be a better professional.2022-02-21T11:32:06Z2021-10-18T00:00:00Z2021-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11033TID:202918351porReis, Pedro Miguel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:02.476282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Reis, Pedro Miguel Oliveira Estágio pedagógico Educação Física |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Reis, Pedro Miguel Oliveira |
author_facet |
Reis, Pedro Miguel Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Pedro Miguel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação Física |
topic |
Estágio pedagógico Educação Física |
description |
O presente documento visa projetar a minha experiência como professor estagiário durante este ano letivo, 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi realizado na Escola Básica e Secundário do Pinheiro estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz na universidade. Este documento tem como objetivo descrever e refletir tudo aquilo que foi realizado durante o ano letivo. Para além da componente letiva, serão abordadas também as componentes não letivas, como planeamento das atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as estratégias utilizadas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante referir a importância que o Estágio apresenta na formação dos professores, uma vez que oferece uma plataforma e permite ao professor estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos, em anos anteriores, em prática, sendo agora num contexto real. Através das dificuldades encontradas, o professor irá conseguir crescer e desenvolver novas competências que no futuro o irá ajudar a ser um melhor profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18T00:00:00Z 2021-10-18 2022-02-21T11:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11033 TID:202918351 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11033 |
identifier_str_mv |
TID:202918351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137094569820160 |