A programação linear no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marisa Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10488
Resumo: O ensino da Matemática, tradicionalmente a disciplina em que os alunos apresentam menor sucesso educativo, é também a disciplina que maior contribuição pode dar para a resolução dos muitos problemas do quotidiano. A forte ligação entre a ciência e a tecnologia, diariamente utilizada nas escolas, é hoje, um meio basilar para a iniciação e consolidação de conhecimentos, essenciais na aquisição de competências por parte dos alunos. Os problemas de Programação Linear oferecem a possibilidade de aferir a aptidão dos alunos para formular um modelo matemático, utilizar geometria analitica na representação e resolução de situações-problema e interpretar as soluções como tomada de decisão num contexto real. Desta forma, este trabalho propõe identificar e descrever as dificuldades dos alunos, de uma turma do décimo segundo ano do ensino profissional, na realização de uma tarefa que envolve a resolução de problemas de Programação Linear. Para além disso, pretende apresentar fundamentação teórica do tema e explorar recursos computacionais, susceptiveis de utilização em sala de aula.
id RCAP_5dfe39290b04854cd488f27c3f2a0de4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A programação linear no ensino secundárioEnsino da matemáticaProgramação linear - Ensino secundárioTécnicas pedagógicasTécnicas da aulaO ensino da Matemática, tradicionalmente a disciplina em que os alunos apresentam menor sucesso educativo, é também a disciplina que maior contribuição pode dar para a resolução dos muitos problemas do quotidiano. A forte ligação entre a ciência e a tecnologia, diariamente utilizada nas escolas, é hoje, um meio basilar para a iniciação e consolidação de conhecimentos, essenciais na aquisição de competências por parte dos alunos. Os problemas de Programação Linear oferecem a possibilidade de aferir a aptidão dos alunos para formular um modelo matemático, utilizar geometria analitica na representação e resolução de situações-problema e interpretar as soluções como tomada de decisão num contexto real. Desta forma, este trabalho propõe identificar e descrever as dificuldades dos alunos, de uma turma do décimo segundo ano do ensino profissional, na realização de uma tarefa que envolve a resolução de problemas de Programação Linear. Para além disso, pretende apresentar fundamentação teórica do tema e explorar recursos computacionais, susceptiveis de utilização em sala de aula.The teaching of Mathematics, which is traditionally a subject at which students tend to be least successful at, is a subject which can greatly contribute towards the resolution of many everyday problems. The strong connection between science and technology, used on a daily basis in schools, is also the basis for the acquisition and consolidation of knowledge, which is essential to the students’ acquisition of competencies. The problems of Linear Programming offer the possibility of assessing students’ aptitude in finding, through Mathematics and by using analytical geometry the appropriate method of presenting, problem solving and interpreting solutions and as decision making within a realist context. The aim of this work is to identify and describe the difficulties faced by, a class of students in the twelfth year of a professional/vocational course, in completing a task which involved resolving problems of Linear Programming. It also aims to present fundamental theory on this theme as well as to explore computer resources which can be used in a classroom environment.Universidade de Aveiro2013-05-24T10:54:10Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10488porDias, Marisa Alexandra Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:23Zoai:ria.ua.pt:10773/10488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:04.822081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A programação linear no ensino secundário
title A programação linear no ensino secundário
spellingShingle A programação linear no ensino secundário
Dias, Marisa Alexandra Ferreira
Ensino da matemática
Programação linear - Ensino secundário
Técnicas pedagógicas
Técnicas da aula
title_short A programação linear no ensino secundário
title_full A programação linear no ensino secundário
title_fullStr A programação linear no ensino secundário
title_full_unstemmed A programação linear no ensino secundário
title_sort A programação linear no ensino secundário
author Dias, Marisa Alexandra Ferreira
author_facet Dias, Marisa Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marisa Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Programação linear - Ensino secundário
Técnicas pedagógicas
Técnicas da aula
topic Ensino da matemática
Programação linear - Ensino secundário
Técnicas pedagógicas
Técnicas da aula
description O ensino da Matemática, tradicionalmente a disciplina em que os alunos apresentam menor sucesso educativo, é também a disciplina que maior contribuição pode dar para a resolução dos muitos problemas do quotidiano. A forte ligação entre a ciência e a tecnologia, diariamente utilizada nas escolas, é hoje, um meio basilar para a iniciação e consolidação de conhecimentos, essenciais na aquisição de competências por parte dos alunos. Os problemas de Programação Linear oferecem a possibilidade de aferir a aptidão dos alunos para formular um modelo matemático, utilizar geometria analitica na representação e resolução de situações-problema e interpretar as soluções como tomada de decisão num contexto real. Desta forma, este trabalho propõe identificar e descrever as dificuldades dos alunos, de uma turma do décimo segundo ano do ensino profissional, na realização de uma tarefa que envolve a resolução de problemas de Programação Linear. Para além disso, pretende apresentar fundamentação teórica do tema e explorar recursos computacionais, susceptiveis de utilização em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-05-24T10:54:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10488
url http://hdl.handle.net/10773/10488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521732419584