Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mealha, Óscar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alarcão, Isabel, Almeida, Carla Azevedo de, Oliveira, José Bessa, Tavares, José, Souza, Dayse Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38306
Resumo: Este artigo repor ta investigação que tem por objetivo prospetivar a universidade do futuro. O estudo estabelece um horizonte de 20 anos e baseia a análise desta situação num modelo constituído por marcadores e concebido considerando a definição clássica de universidade, modelos organizacionais e cenários pré-determinados. A aplicação e validação do modelo recorre a uma dimensão empírica constituída por uma amostra de n=51 participantes. A informação qualitativa e quantitativa recolhida provem de diversas fontes de opinião/informação no contexto da discussão de cenários hipotéticos, de constructo teórico. Utilizaram-se instrumentos de registo audiovisual e técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação e escalas valorativas de opinião. Os contributos da aplicação deste modelo traduzem-se numa sistematização otimizada de opiniões, validação do modelo, generalização do processo a outros contextos de reflexão, técnicas híbridas qualitativas-quantitativas que permitem uma maior valoração dos resultados qualitativos suportada pelos sumários de estatística descritiva dos correspondentes dados quantitativos.
id RCAP_5e04df5ae702696e04608498fb5fbba0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modeloMarcadoresFormaçãoInovaçãoPesquisaAnálise qualitativa e quantitativaEste artigo repor ta investigação que tem por objetivo prospetivar a universidade do futuro. O estudo estabelece um horizonte de 20 anos e baseia a análise desta situação num modelo constituído por marcadores e concebido considerando a definição clássica de universidade, modelos organizacionais e cenários pré-determinados. A aplicação e validação do modelo recorre a uma dimensão empírica constituída por uma amostra de n=51 participantes. A informação qualitativa e quantitativa recolhida provem de diversas fontes de opinião/informação no contexto da discussão de cenários hipotéticos, de constructo teórico. Utilizaram-se instrumentos de registo audiovisual e técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação e escalas valorativas de opinião. Os contributos da aplicação deste modelo traduzem-se numa sistematização otimizada de opiniões, validação do modelo, generalização do processo a outros contextos de reflexão, técnicas híbridas qualitativas-quantitativas que permitem uma maior valoração dos resultados qualitativos suportada pelos sumários de estatística descritiva dos correspondentes dados quantitativos.This paper reports research that produces a prospective understanding of the university of the future. The study establishes a 20 year horizon and supports the analysis of this situation on a model composed of markers and conceived considering the classic definition of university, organizational models and predetermined scenarios. The application and validation of the model uses an empirical dimension consisting of a sample of n = 51 participants. The qualitative and quantitative information gathered comes from diverse sources of opinion / information in the context of the discussion of hypothetical scenarios, of theoretical construct. Audiovisual recording instruments and mixed techniques were used: worksheets, questionnaires, observation and valuation scales. The contributions of the application of this model are translated into an optimized systematization of opinions, validation of the model, generalization of the process to other contexts of reflection, hybrid qualitative-quantitative techniques that allow a greater valuation of the qualitative results supported by the descriptive statistics summaries of the corresponding quantitative data.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-30T10:23:09Z2019-09-25T00:00:00Z2019-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38306por1647-358210.34624/id.v11i3.4909Mealha, ÓscarAlarcão, IsabelAlmeida, Carla Azevedo deOliveira, José BessaTavares, JoséSouza, Dayse Neri deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:48Zoai:ria.ua.pt:10773/38306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:47.975241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
spellingShingle Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
Mealha, Óscar
Marcadores
Formação
Inovação
Pesquisa
Análise qualitativa e quantitativa
title_short Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_full Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_fullStr Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_full_unstemmed Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_sort Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
author Mealha, Óscar
author_facet Mealha, Óscar
Alarcão, Isabel
Almeida, Carla Azevedo de
Oliveira, José Bessa
Tavares, José
Souza, Dayse Neri de
author_role author
author2 Alarcão, Isabel
Almeida, Carla Azevedo de
Oliveira, José Bessa
Tavares, José
Souza, Dayse Neri de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mealha, Óscar
Alarcão, Isabel
Almeida, Carla Azevedo de
Oliveira, José Bessa
Tavares, José
Souza, Dayse Neri de
dc.subject.por.fl_str_mv Marcadores
Formação
Inovação
Pesquisa
Análise qualitativa e quantitativa
topic Marcadores
Formação
Inovação
Pesquisa
Análise qualitativa e quantitativa
description Este artigo repor ta investigação que tem por objetivo prospetivar a universidade do futuro. O estudo estabelece um horizonte de 20 anos e baseia a análise desta situação num modelo constituído por marcadores e concebido considerando a definição clássica de universidade, modelos organizacionais e cenários pré-determinados. A aplicação e validação do modelo recorre a uma dimensão empírica constituída por uma amostra de n=51 participantes. A informação qualitativa e quantitativa recolhida provem de diversas fontes de opinião/informação no contexto da discussão de cenários hipotéticos, de constructo teórico. Utilizaram-se instrumentos de registo audiovisual e técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação e escalas valorativas de opinião. Os contributos da aplicação deste modelo traduzem-se numa sistematização otimizada de opiniões, validação do modelo, generalização do processo a outros contextos de reflexão, técnicas híbridas qualitativas-quantitativas que permitem uma maior valoração dos resultados qualitativos suportada pelos sumários de estatística descritiva dos correspondentes dados quantitativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25T00:00:00Z
2019-09-25
2023-06-30T10:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38306
url http://hdl.handle.net/10773/38306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v11i3.4909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739718787072