O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629 |
Resumo: | Este texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão. |
id |
UNEMAT-5_6c6a72ec729e4739c628fedc1ae1fb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3629 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃOavaliaçãoqualitativo/quantitativopesquisa educacionalEste texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 81-962178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629/2901Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Elizeth Gonzaga dos SantosAlmeida, Ivanete Bellucci P.Stevão, Christiane Bellório GennariMiranda, Antonio Carlos2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3629Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
title |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
spellingShingle |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos avaliação qualitativo/quantitativo pesquisa educacional |
title_short |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
title_full |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
title_fullStr |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
title_sort |
O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO |
author |
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos |
author_facet |
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos Almeida, Ivanete Bellucci P. Stevão, Christiane Bellório Gennari Miranda, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Ivanete Bellucci P. Stevão, Christiane Bellório Gennari Miranda, Antonio Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos Almeida, Ivanete Bellucci P. Stevão, Christiane Bellório Gennari Miranda, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação qualitativo/quantitativo pesquisa educacional |
topic |
avaliação qualitativo/quantitativo pesquisa educacional |
description |
Este texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629/2901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 81-96 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459485671424 |