O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Ivanete Bellucci P., Stevão, Christiane Bellório Gennari, Miranda, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629
Resumo: Este texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão.
id UNEMAT-5_6c6a72ec729e4739c628fedc1ae1fb2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3629
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃOavaliaçãoqualitativo/quantitativopesquisa educacionalEste texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 81-962178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629/2901Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Elizeth Gonzaga dos SantosAlmeida, Ivanete Bellucci P.Stevão, Christiane Bellório GennariMiranda, Antonio Carlos2021-07-05T10:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3629Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:05Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
title O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
spellingShingle O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
avaliação
qualitativo/quantitativo
pesquisa educacional
title_short O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
title_full O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
title_fullStr O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
title_full_unstemmed O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
title_sort O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
author Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
author_facet Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Almeida, Ivanete Bellucci P.
Stevão, Christiane Bellório Gennari
Miranda, Antonio Carlos
author_role author
author2 Almeida, Ivanete Bellucci P.
Stevão, Christiane Bellório Gennari
Miranda, Antonio Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Almeida, Ivanete Bellucci P.
Stevão, Christiane Bellório Gennari
Miranda, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
qualitativo/quantitativo
pesquisa educacional
topic avaliação
qualitativo/quantitativo
pesquisa educacional
description Este texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629/2901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 11 n. 1 (2009): (JAN/JUN); 81-96
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459485671424