Efeitos do uso de bases de dados de uma empresa incumbente sobre as decisões de entrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Adriana Catarina Rebelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83523
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia
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spelling Efeitos do uso de bases de dados de uma empresa incumbente sobre as decisões de entradaEffects of using an incumbent's databases on the entry decisionsBases de dadosBig dataDiscriminação de preçosEntradaPolítica de concorrênciaCompetition policyDatabase accuracyEntryPrice discriminationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaAtualmente com o desenvolvimento dos mercados digitais e das tecnologias de informação, é cada vez mais fácil que as empresas acedam a dados sobre os consumidores e que a aprendizagem sobre as suas preferências seja cada vez mais elevada. Este tipo de informação permite que as empresas façam uma melhor segmentação dos seus consumidores. Deste forma, as empresas conseguem implementar estratégias de discriminação direcionadas a diferentes perfis de consumidores. O uso comercial de dados do consumidor suscita preocupações ao nível da concorrência e do consumidor. As autoridades da concorrência preocupam-se garantir que o uso de dados do consumidor não prejudique a concorrência e o bem-estar dos consumidores. O objetivo desta dissertação é estudar em que medida a utilização de bases de dados por parte de uma empresa dominante, ao permitir a prática de discriminação de preços, pode excluir um potencial entrante do mercado. Pretende-se também elaborar uma análise de bem-estar para perceber em que situações é necessário que as autoridades de concorrência limitem o uso destes dados para efeitos de discriminação de preços. Para concretizar estes objetivos, será proposto um modelo teórico resolvido com base na teoria dos jogos. Concluímos que a decisão de entrada da potencial entrante no mercado vai depender da estratégia de preços da incumbente e da quantidade de dados na sua base. Isto é, quanto mais informação possuir a incumbente, mais difícil será a entrada no mercado. Além disso, verificamos que o consumidor é beneficiado pela existência de concorrência no mercado entre as empresas mesmo quando a empresa incumbente pratica discriminação de preços. Este resultado é explicado pela intensificação da concorrência que leva a uma diminuição dos preços cobrados aos consumidores.Currently, with the development of digital markets and information technologies, it is increasingly easier for firms to access data on consumers and learning about their preferences is increasingly high. This type of information allows firms to better segment their consumers. So, firms are able to implement discrimination strategies aimed at different consumer profiles. The commercial use of consumer data raises competition and consumer concerns. Competition authorities are concerned to ensure that the use of consumer data does not harm competition and the consumers welfare. The purpose of this dissertation is to study to what extent the use of databases by a dominant firm, by allowing the practice of price discrimination, can exclude a potential entrant from the market. It is also intended to carry out a welfare analysis to understand in which situations it is necessary for competition authorities to limit the use of this data for the purpose of price discrimination. To achieve these goals, it will be proposed a theoretical model based on game theory. We conclude that the potential entrant's decision to enter the market will depend on the incumbent's pricing strategy and the amount of data in its base. That is, the more information the incumbent has, more difficult it will be to the potential entrant to enter the market. Furthermore, we found that the consumer benefits from the existence of market competition between firms even when the incumbent firms practices price discrimination. This result is explained by the intensification of competition that leads to a decrease in prices charged to consumers.Esteves, Rosa BrancaUniversidade do MinhoSerra, Adriana Catarina Rebelo20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83523por203243226info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:30.889959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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