Impactos nas tarifas das empresas incumbentes do mercado de aviação do Brasil após a entrada da Itapemirim Transportes Aéreos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26291 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Economia e Políticas Públicas |
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Impactos nas tarifas das empresas incumbentes do mercado de aviação do Brasil após a entrada da Itapemirim Transportes Aéreosconcorrênciamercado de aviaçãoresposta à entradatarifas aéreascompetitionaviation marketresponse to entryairfaresMestrado Bolonha em Economia e Políticas PúblicasO mercado de transporte aéreo público é geralmente explorado por poucas empresas, de modo que as estratégias de mercado dessas empresas podem influenciar as decisões das rivais e impactar os preços ao consumidor. Este setor tem sido marcado por grande fluxo de entradas e saídas de empresas aéreas. Em maio de 2021, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou o pedido da empresa Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. para a exploração de serviços de transporte aéreo público no mercado doméstico brasileiro. A empresa aplicou uma estratégia de entrada de mercado agressiva, levando a preços bastante competitivos. Considerando este cenário, o objetivo deste trabalho foi avaliar como os preços das passagens aéreas das empresas incumbentes do mercado doméstico de aviação do Brasil foram impactados após a entrada da empresa Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. Duas respostas poderiam ser esperadas da entrada da empresa: uma redução dos preços das passagens das empresas incumbentes, resultante do efeito competitivo; ou o efeito deslocamento, levando ao aumento do preço das incumbentes, com o objetivo de beneficiar-se de seus clientes já fidelizados. Foram recolhidos os dados da distância dos voos em quilometros, o consumo de combustível em litros, o número de passageiros pagantes, a quantidade de assentos ofertados, a quantidade em quilograma de bagagem transportada, a tarifa média praticada e o RPK (Revenue seat kilometer) apurado em cada rota para fins de análise. Um modelo de efeitos fixos bidirecional com dados em painel foi performado para a avaliação deste impacto. Para avaliar o impacto da entrada da empresa na dispersão dos preços foi calculado o coeficiente de Gini. Também foram analisadas as curvas de Lorenz e Lorenz Generalizada. Os resultados mostraram que o preço das passagens aéreas das empresas incumbentes reduziu em uma magnitude estimada de 6,4% no período posterior à entrada. Os achados também indicaram um aumento da dispersão da distribuição no período que sucedeu a entrada da empresa, com um aumento do preço nos últimos decis da distribuição e uma redução do preço nos primeiros decis. Concluiu-se que a entrada da nova empresa foi prontamente assimilada pelas incumbentes, de forma que o efeito competitivo pode explicar a redução identificada no preço (por distância) das passagens. A entrada foi benéfica especialmente aos consumidores mais sensíveis aos preços das passagens.The public air transport market is generally exploited by few companies, so the market strategies of these companies can influence rivals' decisions and impact consumer prices. This sector has been marked by a large flow of inflows and outflows of airlines. In May 2021, the National Civil Aviation Agency (ANAC) approved the request of the company Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. for the exploration of public air transport services in the Brazilian domestic market. The company applied an aggressive market entry strategy, leading to very competitive pricing. Considering this scenario, the objective of this work was to evaluate how the prices of air tickets of the companies incumbent on the domestic aviation market in Brazil were impacted after the entry of the company Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. Two responses could be expected from the entry of the company: a reduction in ticket prices for the incumbent companies, resulting from the competitive effect; or the displacement effect, leading to an increase in the price of incumbents, with the aim of benefiting from their already loyal customers. Data were collected on the distance of flights in kilometers, fuel consumption in liters, the number of paying passengers, the number of seats offered, the amount in kilograms of luggage carried, the average fare charged and the RPK (Revenue seat kilometer) determined on each route for analysis purposes. A bidirectional fixed effects model with panel data was performed to evaluate this impact. To assess the impact of the company's entry on price dispersion, the Gini coefficient was calculated. Lorenz and Generalized Lorenz curves were also analyzed. The results showed that the price of airline tickets for the incumbent companies reduced by an estimated magnitude of 6.4% in the period after entry. The findings also indicated an increase in distribution dispersion in the period following the company's entry, with a price increase in the last deciles of the distribution and a price reduction in the first deciles. It was concluded that the entry of the new company was readily assimilated by the incumbents, so that the competitive effect may explain the reduction identified in the price (by distance) of the tickets. The entry was especially beneficial to consumers who are more sensitive to ticket prices.Instituto Superior de Economia e GestãoBorges, Maria RosaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Arlley Pereira de2022-11-29T14:12:07Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26291porAraújo, Arlley Pereira de (2022). “Impactos nas tarifas das empresas incumbentes do mercado de aviação do Brasil após a entrada da Itapemirim Transportes Aéreos”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:58.308925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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