O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Ricardo Nuno Lima e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2480
Resumo: A investigação propôs aliar o design e o artesanato, orientada para o projeto de cenários e adereços para teatro, com vista na criação de uma rede territorial portadora de identidade e sustentabilidade, na região do Norte de Portugal. Pretendeu-se que a disciplina do Design do Produto, aliada à prática artesanal, contribuísse no processo criativo no desenvolvimento de cenários e adereços para o Teatro do Noroeste – CDV. A prática artesanal transformou-se numa rede territorial que pretendeu abranger um leque de intervenientes que produzissem componentes para um produto. Dessa forma, o sistema de parceiros foi promotor de inovação, sustentabilidade, competição e parcerias entre os envolvidos na investigação. Numa época em que os avanços tecnológicos são imprevisíveis e rápidos e num país onde o setor artesanal detém 25% da sua atividade no norte de Portugal, a intervenção em práticas rudimentares, algumas delas ultrapassadas pelas produções baratas e em série, torna-se necessária. O artesanato tem uma componente cultural e empírica que dificilmente se obtém com produtos industrializados. Qualidade de acabamentos, identidade cultural, singularidade e personalização do produto são alguns exemplos da riqueza dos produtos artesanais que não têm como competir com produtos em série de baixo custo. É pertinente que a disciplina do Design atue nesta problemática como mediador de todas as valências do artesanato, de forma a procurar soluções favoráveis que potenciem estas práticas. A aplicação destas soluções no âmbito do teatro foi uma mais valia por ser um local onde a aprovação por parte do espectador validará o resultado e por ser um espaço de observação sensorial. Desta forma, utilizou-se o método empírico – com base na experiência – e o método misto – com base na expressão de conhecimento. O acompanhamento e experimentação com os intervenientes da investigação assim como entrevistas a especialistas e entendidos no âmbito e inquéritos a participantes de eventos ou atuações procuraram validar o caminho a percorrer e definiram limites naturais a nível de produção e utilidade. A síntese obtida a partir de todo conhecimento adquirido por tais métodos resultou em hipóteses favoráveis ao resultado e que se estenderam por todas as fases da investigação – que no caso foram cinco. Por último, pretendeu-se demonstrar com esta investigação que é possível ultrapassar as barreiras impostas pelo tempo e pela sociedade, utilizando a disciplina do Design como base estrutural na obtenção de soluções às mais distintas realidades. É importante criar relações e conexões entre parceiros, diretos ou indiretos, de maneira a potenciar economias locais e impulsioná-las no mercado competitivo que o mundo exige, sem que lhes seja retirada a sua identidade cultural ou o seu processo produtivo único.
id RCAP_5e1e4818ae14bb978074828e606d76f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudoSistema de rede territorialCenografiaMobiliárioTerritorial network systemScenographyFurnitureA investigação propôs aliar o design e o artesanato, orientada para o projeto de cenários e adereços para teatro, com vista na criação de uma rede territorial portadora de identidade e sustentabilidade, na região do Norte de Portugal. Pretendeu-se que a disciplina do Design do Produto, aliada à prática artesanal, contribuísse no processo criativo no desenvolvimento de cenários e adereços para o Teatro do Noroeste – CDV. A prática artesanal transformou-se numa rede territorial que pretendeu abranger um leque de intervenientes que produzissem componentes para um produto. Dessa forma, o sistema de parceiros foi promotor de inovação, sustentabilidade, competição e parcerias entre os envolvidos na investigação. Numa época em que os avanços tecnológicos são imprevisíveis e rápidos e num país onde o setor artesanal detém 25% da sua atividade no norte de Portugal, a intervenção em práticas rudimentares, algumas delas ultrapassadas pelas produções baratas e em série, torna-se necessária. O artesanato tem uma componente cultural e empírica que dificilmente se obtém com produtos industrializados. Qualidade de acabamentos, identidade cultural, singularidade e personalização do produto são alguns exemplos da riqueza dos produtos artesanais que não têm como competir com produtos em série de baixo custo. É pertinente que a disciplina do Design atue nesta problemática como mediador de todas as valências do artesanato, de forma a procurar soluções favoráveis que potenciem estas práticas. A aplicação destas soluções no âmbito do teatro foi uma mais valia por ser um local onde a aprovação por parte do espectador validará o resultado e por ser um espaço de observação sensorial. Desta forma, utilizou-se o método empírico – com base na experiência – e o método misto – com base na expressão de conhecimento. O acompanhamento e experimentação com os intervenientes da investigação assim como entrevistas a especialistas e entendidos no âmbito e inquéritos a participantes de eventos ou atuações procuraram validar o caminho a percorrer e definiram limites naturais a nível de produção e utilidade. A síntese obtida a partir de todo conhecimento adquirido por tais métodos resultou em hipóteses favoráveis ao resultado e que se estenderam por todas as fases da investigação – que no caso foram cinco. Por último, pretendeu-se demonstrar com esta investigação que é possível ultrapassar as barreiras impostas pelo tempo e pela sociedade, utilizando a disciplina do Design como base estrutural na obtenção de soluções às mais distintas realidades. É importante criar relações e conexões entre parceiros, diretos ou indiretos, de maneira a potenciar economias locais e impulsioná-las no mercado competitivo que o mundo exige, sem que lhes seja retirada a sua identidade cultural ou o seu processo produtivo único.This research proposed to combine design and crafts, oriented to the design of scenarios and props for theatre, with a view to creating a territorial network with identity and sustainability, in the region of Northern Portugal. It was intended that the discipline of Product Design, combined with artisanal practice, contributes to the creative process in the development of scenarios and props for Teatro do Noroeste - CDV. The artisanal practice has become a territorial network that aimed to cover a range of actors who produce components for a product. In that way, the partner system was a promoter of innovation, sustainability, competition, and partnerships among those involved in the research. At a time where technological advances are unpredictable and fast, and in a country where the artisanal sector holds 25% of its activity in northern Portugal, intervention in rudimentary practices, some of them surpassed by cheap and serial production, becomes necessary. Handicrafts have a cultural and empirical component that is hardly obtained with industrialized products. Quality of finishes, cultural identity, uniqueness and product customization are some examples of the richness of handmade products that have no way to compete with low-cost serial products. It is pertinent that the discipline of Design acts in this problem as a mediator of all the valences of craftsmanship, to seek favourable solutions that potentiate these practices. The application of these solutions in the theatre was an asset because it is a place where the approval by the spectators will validate the result and it is a space for sensory observation. In this way, the empirical method – based on experience – and the mixed method – was used based on the expression of knowledge. Monitoring and experimentation with research stakeholders as well as interviews to experts and surveys of event or participants sought to validate the path to go and defined natural limits in terms of production and utility. The synthesis obtained from all knowledge acquired by such methods resulted in hypotheses favourable to the result and that extended through all phases of the investigation – which in this case will be five. Finally, it was intended to demonstrate with this research that it is possible to overcome the barriers imposed by time and society, using the discipline of Design as a structural basis in obtaining solutions to the most different realities. It is important to create relationships and connections between partners, direct or indirect, in order to enhance local economies and boost them in the competitive market that the world requires, without being removed from their cultural identity or their unique productive process.2021-01-15T09:48:03Z2020-11-24T00:00:00Z2020-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2480TID:202579026porSá, Ricardo Nuno Lima einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:26.192983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
title O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
spellingShingle O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
Sá, Ricardo Nuno Lima e
Sistema de rede territorial
Cenografia
Mobiliário
Territorial network system
Scenography
Furniture
title_short O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
title_full O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
title_fullStr O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
title_full_unstemmed O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
title_sort O processo criativo entre o design de experiência e o artesanato no desenvolvimento de cenários e adereços de cena : um caso de estudo
author Sá, Ricardo Nuno Lima e
author_facet Sá, Ricardo Nuno Lima e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Ricardo Nuno Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de rede territorial
Cenografia
Mobiliário
Territorial network system
Scenography
Furniture
topic Sistema de rede territorial
Cenografia
Mobiliário
Territorial network system
Scenography
Furniture
description A investigação propôs aliar o design e o artesanato, orientada para o projeto de cenários e adereços para teatro, com vista na criação de uma rede territorial portadora de identidade e sustentabilidade, na região do Norte de Portugal. Pretendeu-se que a disciplina do Design do Produto, aliada à prática artesanal, contribuísse no processo criativo no desenvolvimento de cenários e adereços para o Teatro do Noroeste – CDV. A prática artesanal transformou-se numa rede territorial que pretendeu abranger um leque de intervenientes que produzissem componentes para um produto. Dessa forma, o sistema de parceiros foi promotor de inovação, sustentabilidade, competição e parcerias entre os envolvidos na investigação. Numa época em que os avanços tecnológicos são imprevisíveis e rápidos e num país onde o setor artesanal detém 25% da sua atividade no norte de Portugal, a intervenção em práticas rudimentares, algumas delas ultrapassadas pelas produções baratas e em série, torna-se necessária. O artesanato tem uma componente cultural e empírica que dificilmente se obtém com produtos industrializados. Qualidade de acabamentos, identidade cultural, singularidade e personalização do produto são alguns exemplos da riqueza dos produtos artesanais que não têm como competir com produtos em série de baixo custo. É pertinente que a disciplina do Design atue nesta problemática como mediador de todas as valências do artesanato, de forma a procurar soluções favoráveis que potenciem estas práticas. A aplicação destas soluções no âmbito do teatro foi uma mais valia por ser um local onde a aprovação por parte do espectador validará o resultado e por ser um espaço de observação sensorial. Desta forma, utilizou-se o método empírico – com base na experiência – e o método misto – com base na expressão de conhecimento. O acompanhamento e experimentação com os intervenientes da investigação assim como entrevistas a especialistas e entendidos no âmbito e inquéritos a participantes de eventos ou atuações procuraram validar o caminho a percorrer e definiram limites naturais a nível de produção e utilidade. A síntese obtida a partir de todo conhecimento adquirido por tais métodos resultou em hipóteses favoráveis ao resultado e que se estenderam por todas as fases da investigação – que no caso foram cinco. Por último, pretendeu-se demonstrar com esta investigação que é possível ultrapassar as barreiras impostas pelo tempo e pela sociedade, utilizando a disciplina do Design como base estrutural na obtenção de soluções às mais distintas realidades. É importante criar relações e conexões entre parceiros, diretos ou indiretos, de maneira a potenciar economias locais e impulsioná-las no mercado competitivo que o mundo exige, sem que lhes seja retirada a sua identidade cultural ou o seu processo produtivo único.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T00:00:00Z
2020-11-24
2021-01-15T09:48:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2480
TID:202579026
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2480
identifier_str_mv TID:202579026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131529898622976